Inovações maranhenses

Ideias inovadoras maranhenses são apresentadas em Olimpíada do Conhecimento

Projetos como biscoito recheado de açaí e painel para revestimento cerâmico esperam chegar no mercado em breve

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
(olimpiada)

Dois projetos inovadores maranhenses, desenvolvidos por alunos e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA), foram apresentados neste sábado (12), na mostra nacional Inova SENAI, para empresários em Brasília. O Biscoito Integral Recheado com Açaí e o Painel Articulado para Revestimento Cerâmico competem entre 30 ideias inovadoras na mostra, que é uma das competições da Olimpíada do Conhecimento. O evento segue até este domingo (13).

As equipes inovadoras precisaram vender seus projetos de produtos para empresários e executivos em apresentações de apenas três minutos. O objetivo foi de impressionar aqueles que poderão comercializar ou financiar suas ideias, os chamados investidores anjo.

O Biscoito com Recheio de Açaí Integral Light foi desenvolvido no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI do Distrito Industrial (SENAI - CEPT DI), em São Luís, pelos instrutores da área de alimentos em conjunto com estudantes da entidade. Com alto valor nutricional, recheio inédito no mercado e ausência de sódio e gordura no produto, esses são alguns dos diferenciais apresentados pela equipe. Além disso, o biscoito não contém lactose.

Já o Painel Articulado para Revestimento Cerâmico foi desenvolvido para treinamentos na área da construção civil. Sua maior vantagem é no ensino-aprendizagem, pois os alunos passam a aplicar o revestimento cerâmico no painel, eliminando a parede de alvenaria, reduzindo gastos desnecessários de tempo e material.

O Maranhão tem 21 competidores na Olimpíada do Conhecimento. Eles disputam em quatro competições. Além do Inova SENAI, também estão no Desafio por equipes, na área de Roupa Multifuncional, onde precisam criar roupas customizadas; no Desafio individual, nas ocupações padeiro, costura e operador de computador para Pessoa com Deficiência; e no Festival SESI de Robótica FLL.

Esta é a 9ª edição da Olimpíada, considerada a maior competição de educação profissional das Américas. Cerca de 1.200 competidores de cursos técnicos do SENAI e dos Institutos Federais do país participam da competição, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília-DF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.