Estampado no rosto

Alimentos aliados da pele

A comida que se ingere é um dos aspectos que mais influenciam a aparência de uma pessoa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Pele bonita é alcançada de dentro para fora
Pele bonita é alcançada de dentro para fora (saude pele h)

RIO - Cuidar da pele, muitas vezes, é entendido como sinônimo de se besuntar de cremes e hidratantes. Mas existem "ferramentas" muito mais naturais e acessíveis para deixar o rosto radiante: alimentos. E não se trata aqui de ingredientes para colocar sobre a pele, como as famosas - porém pouco eficazes - rodelas de pepino. A comida que se ingere é um dos aspectos que mais influenciam a aparência de uma pessoa.

“Um rosto só é, de fato, radiante e saudável se o alimentarmos com o combustível certo”, disse à Vogue UK Liz Earle, britânica especialista em produtos naturais para a beleza. Ela pontuou as cinco preocupações mais comuns em relação à aparência da pele e quais tipos de alimentos ajudam mais em cada caso.

Marcas de expressão

É natural, e esperado, que as pessoas desenvolvam rugas finas ao longo da vida, conhecidas como marcas de expressão. Mas, para que esses sinais não fiquem tão evidentes, é recomendável ingerir gorduras "amigas" da pele, encontradas em óleos vegetais como azeite e na linhaça. "Tente adicionar uma colher (de linhaça) a sucos ou smoothies", sugere Liz.

Pele áspera e escamosa

A recomendação para evitar esse problema é aumentar a ingestão de peixes oleosos, como arenque, sardinha, salmão e atum.

Área escura sobre os olhos

Beber muita água - pelo menos um litro e meio por dia - é um dos principais trunfos para combater o escurecimento da região logo abaixo dos olhos. Mas Liz também sugere uma receita que promete realmente banir as olheiras: "Experimente os alimentos ricos em potássio e magnésio - especialmente os verdes frondosos, como a acelga, o repolho escuro e a couve - juntamente com abóboras, batata doce, frutas cítricas e mamão. Essa combinação é excelente", diz ela.

Zona oleosa T

Além de reduzir a ingestão de açúcar, a especialista recomenda uma dieta rica em alimentos alcalinos. Segundo ela, aspargos, aipo e endívia, quando comidos junto com grapefruit ou limões, por exemplo, podem ajudar a manter sem excesso de brilho a área entre testa, nariz e queixo.

Inchaço

A aparência de pele inchada é, muitas vezes, resultado da retenção de líquidos. Para contornar isso, alimentos diuréticos como o pepino e a chicória são uma grande solução.

Saiba mais

Maus hábitos que favorecem o envelhecimento precoce.
1.Tabagismo
- Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! Imagine quem fuma mais do que um por dia.

2.Estresse - O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, por exemplo. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções.

3.Beber pouca água - Além de hidratar e firmar a pele, beber água favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele.

4.Não usar protetor solar - O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele.

5. Açúcares e gordura - Em excesso, o açúcar é responsável por outro processo de envelhecimento celular chamado "glicação". Já a gordura, fica acumulada no tecido subcutâneo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.