Relações

Rússia diz ter mantido contato com campanha de Trump durante eleição

Vice-ministro de Relações Exteriores falou a agência do país; ele disse que conhece a maior parte da comitiva de Trump

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

Moscou - O governo da Rússia manteve contato com membros da equipe política do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a campanha de eleição e conhece a maior parte de sua comitiva, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia à agência de notícias Interfax ontem.

Acusado pela rival derrotada, a democrata Hillary Clinton, de ser um fantoche do presidente russo, Vladimir Putin, após elogiar este último, Trump refutou as insinuações de que teve algo a ver com o governo de Moscou durante a campanha.

Mas o vice-ministro, Sergei Ryabkov, fez comentários que podem acabar sendo politicamente constrangedores para o novo presidente norte-americano ao revelar que de fato houve alguma comunicação.

"Houve contatos", afirmou Ryabkov, segundo a Interfax. "Estamos fazendo isso e o fizemos durante a campanha eleitoral."

Tais contatos irão continuar, acrescentou, dizendo que o governo russo conhece e vem tratando com muitos dos aliados mais próximos de Trump – mas sem mencionar nomes.

"Obviamente, conhecemos a maior parte da comitiva [de Trump]. Estas pessoas sempre estiveram sob os holofotes nos Estados Unidos e ocuparam posições de alto escalão", disse. "Não posso dizer que todas elas, mas que diversas delas vêm mantendo contato com representantes russos".

Governo

Moscou está apenas começando a estudar como fará para estabelecer canais mais formais para se comunicar com o futuro governo Trump, contou Ryabkov. Uma porta-voz de Trump não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Nos últimos meses, o FBI realizou um inquérito preliminar sobre alegações de que Trump ou seus associados podem ter tido relações questionáveis com pessoas ou empresas russas, mas não encontrou indícios que justificassem a abertura de uma investigação de fato, de acordo com fontes a par do assunto. A agência federal não discutiu publicamente o inquérito.

O governo dos EUA culpou a Rússia por ataques cibernéticos a organizações do Partido Democrata.

Trump, que já falou de seu desejo de melhorar as relações conturbadas entre seu país e a Rússia, disse que pode se encontrar com Putin antes da posse, mas o porta-voz do líder russo disse que atualmente não existem planos para tal reunião.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.