Cobrança

Comissão Europeia pede que Trump esclareça posições sobre clima e Otan

Presidente da comissão quer esclarecimentos do novo presidente dos EUA; ele também pediu detalhes de políticas sobre comércio global

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
(Donald Trump, presidente eleito dos EUA)

Washington - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu ontem que Donald Trump esclareça suas posições sobre temas como o comércio global, a política climática e as relações futuras com aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) após sua vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos.

Durante a campanha eleitoral, Trump, empresário bilionário que nunca ocupou um cargo público, criticou duramente o livre-comércio, a Otan e as políticas concebidas para deter o aquecimento global, alarmando os aliados e parceiros comerciais de Washington.

"Gostaríamos de saber como as coisas vão transcorrer na política de comércio global", disse Juncker em um evento de negócios em Berlim

"Gostaríamos de saber que intenções ele tem em relação à aliança (Otan). Precisamos saber que políticas climáticas ele pretende seguir. Isto precisa ser esclarecido nos próximos meses."

Juncker afirmou não esperar que o pacto comercial entre os EUA e a União Europeia, atualmente em negociação, seja finalizado neste ano, como planejado anteriormente.

"O acordo comercial com os Estados Unidos, não vejo isso como algo que aconteceria nos próximos dois anos", disse.

Ao discursar na capital alemã nesta quinta-feira, Juncker também disse que o Pacto de Estabilidade e Crescimento da UE, que estabelece regras para a redução da dívida pública e dos déficits orçamentários, tem que ser flexível.

"Flexibilidade não significa um rompimento com a estabilidade, mas uma aplicação inteligente de nosso sistema de regras comum", afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.