Ação

Campanha chama a atenção para prevenção e combate a surdez

Panfletagem, plantão tira-dúvidas e aferição de ruido no ambiente estão sendo realizados durante todo o dia de hoje em vários pontos da UFMA

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
(surdez)

SÃO LUÍS - Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Surdez, comemorado hoje (10), uma programação está sendo realizada na Universidade Federal do Maranhão. Entre as ações, estão ocorrendo blitze do Ruido, com panfletagem, plantão tira-dúvidas, orientação e aferição de ruido no ambiente. As intervenções ocorrem durante todo o dia de hoje em vários prédios do Campus Dom Delgado.

O evento tem como objetivo mobilizar e conscientizar os servidores da Universidade para os problemas da surdez, visando a sua prevenção e alertando sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva. As atividades estão sendo realizadas pelo Serviço de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida (SEPROQV), a Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (CASS) e contam, também, com a participação do Conselho Regional de Fonoaudiologia - 8ªRegião.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva. Dessas, quase 38% estão acima de 65 anos e 8% são crianças e adolescentes que tem até 15 anos. No Brasil, a perda auditiva, que pode ser popularmente chamada de surdez, é uma das deficiências mais comuns. Estima-se que o número de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência auditiva chegue a 10 milhões, de acordo com o IBGE, e a cada mil recém-nascidos, três já nascem com perda auditiva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.