Homenagens

Dois maranhenses receberam ordem do mérito cultural ontem

Papete (em memória) e Ferreira Gullar estão entre as 30 personalidades da cultura condecoradas por suas contribuições à cultura brasileira

O Estadoma.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Presidente Michel Temer, Primeira-Dama Marcela Temer e o ministro da Cultura, Marcelo Calero, entregam a insígnia do Grau Grã-Cruz para D. Ivone Lara
Presidente Michel Temer, Primeira-Dama Marcela Temer e o ministro da Cultura, Marcelo Calero, entregam a insígnia do Grau Grã-Cruz para D. Ivone Lara (ordem cultural)

BRASÍLIA - Dois maranhenses estão entre os 30 artistas condecorados com a Ordem do Mérito Cultural deste ano, entregue na noite de ontem (7) pelo Governo Federal. O cantor Papete - que morreu em maio deste ano - foi uma dos homenageados em memória, assim como Clementina de Jesus, Donga, Papete, Ismael Silva e Noel Rosa. Além deles, o poeta Ferreira Gullar também recebeu o grau máximo de grão-cruz. A grande homenageada da noite foi Dona Ivone Lara, uma das pioneiras na composição de sambas-enredos.

Durante o evento, o presidente Michel Temer anunciou a renovação por mais cinco anos da Lei do Audiovisual. Segundo ele, com a prorrogação os benefícios vão valer até 2022. “Aumentamos em mais de 40% o orçamento destinado ao ministério da Cultura em 2017, apesar do momento de arrocho, de aperto”, disse Temer.

Após a cerimônia, o ministro da Cultura, Marcelo Calero, explicou que a ampliação do orçamento do ano chega “muito próximo” de repor o que foi cortado pelos contingenciamentos promovidos nos anos anteriores pelo governo federal. Segundo ele, em breve será lançado um projeto chamado Bibliotecas do Amanhã. “Acho que nós conseguimos apresentar ao presidente Temer, que esteve muito sensível às nossas demandas, uma série de planos e projetos para o ano que vem, desde o fortalecimento da Funarte [Fundação Nacional das Artes], passando pelas questões da Lei do Audiovisual. Foi um conjunto de ações que eram merecedoras de maior atenção orçamentária”, defendeu Calero.

Premiação

Na classe cavaleiro, os condecorados foram: Ricardo Cravo Albin, Rildo Hora e Rosa Maria Araújo. Entre os grupos e instituições, receberam a homenagem a Focus Cia. De Dança, a Fundação Darcy Ribeiro, o Grupo Teatro da Laje, o Instituto Ricardo Brennand, o Maracatu Feminino Coração Nazareno e o Museu do Samba.

Já na classe comendador, foram agraciados os seguintes artistas: Abel Gomes, Alcymar Monteiro, Ana Mae Barbosa, Andrucha Waddington, Beatriz Milhazes, Carlinhos de Jesus, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Carlos Vereza, Fernando Meirelles, Fred Gelli, Isaurinha Garcia, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra, Marcus Faustini, Mauro Mendonça, Neguinho da Beija Flor, Nelson Sargento, Rosa Magalhães, Silas de Oliveira e Vik Muniz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.