Campanha

Urologista alerta para o câncer de próstata

Segundo estimativa do Inca, 62 mil novos casos da doença ocorrerão no Brasil este ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 62 mil novos casos de câncer da próstata ocorrerão em 2016 no Brasil, em uma proporção de 62 casos para cada 100 mil habitantes. Para alertar os homens para a importância da prevenção do câncer da próstata, que se dá por meio do diagnóstico precoce, o Hospital São Domingos (HSD) se engajou, há alguns anos, na Campanha Novembro Azul, e promove, durante todo este mês, várias ações para alertar a sociedade sobre os riscos do câncer da próstata e que os homens precisam cuidar da sua saúde como um todo. O tema é “A força do homem tá na coragem de se cuidar”.

De acordo com o urologista do Hospital São Domingos, Leudivan Nogueira, o câncer da próstata é o tipo mais comum na população masculina, depois do de pele. “O câncer da próstata tem como uma das características a predisposição genética, por isso, quem tem parentes de primeiro grau [pai, mãe, irmão e tios] precisa iniciar a prevenção aos 45 anos de idade. Quem não tem essa predisposição, pode começar a prevenção aos 50 anos, realizando o exame de PSA, que é um exame de sangue, e o toque retal. Esses dois exames, juntos, são necessários para constatarem se o homem está livre naquele momento ou se tem câncer da próstata”, explica o urologista.

MENOS PRECONCEITO

Uma notícia importante é que, os médicos têm percebido uma redução no preconceito dos homens em realizarem o exame de toque retal, ou seja, mais homens estão se submetendo ao exame, o que é altamente positivo na prevenção do câncer da próstata. “Nós atribuímos isso às campanhas, como a Novembro Azul, que é realizada há alguns anos pelo São Domingos e outras instituições, e têm sensibilizado os homens para a importância deste exame para o diagnóstico precoce da doença. No passado, era mais difícil de o homem aceitar se submeter a esse exame, mas, agora, as campanhas ajudaram a mostrar a ele que é um exame imprescindível para sua saúde. Agora, os homens estão se cuidando mais”, afirma Leudivan Nogueira.

SINTOMAS

Segundo o urologista, na fase inicial, o câncer da próstata não apresenta nenhum sinal, daí a importância da realização dos exames, que garantem o diagnóstico precoce e proporcionam em até 95% a chance de cura. Em estágio avançado, a doença apresenta os seguintes sintomas: sangramento na urina, perda de peso, dor nos ossos, inchaço das pernas e dificuldade para urinar.

O médico informa ainda que o Hospital São Domingos conta com todos os profissionais e estrutura para o tratamento da doença. “Trabalhamos com a prevenção, pacientes com diagnóstico inicial e com diagnóstico avançado, oferecendo tratamentos cirúrgicos e futuramente teremos a radioterapia. Nos casos mais avançados, o hospital também dispõe de uma equipe composta por urologistas e oncologistas em um setor exclusivo para esta área e também oferece todos os tipos de tratamento disponibilizados no Brasil, garantindo ao paciente maior comodidade de tratamento aqui mesmo em São Luís”, afirma Leudivan Nogueira.

Mais

A próstata é uma glândula localizada embaixo da bexiga que tem como função a produção de uma secreção que serve para nutrir os espermatozóides.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.