Enem 2016

Em meio à polêmica, candidatos fazem prova do Enem

Em São Luís, pouco mais de 115 mil inscritos prestarão o concurso, mas alguns farão as provas apenas em dezembro por causa das ocupações de escolas em protesto contra a PEC 55

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
MESMO  ocupado, IFMA será local de provas, porque ocupação é no prédio principal e o exame será realizado  no anexo
MESMO ocupado, IFMA será local de provas, porque ocupação é no prédio principal e o exame será realizado no anexo (Ocupação)

Angélica Lopes Araújo, 23 anos, vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela segunda vez, este ano. Ela dividiu seu tempo entre o trabalho e os estudos, se preparou desde o início do ano e presta o exame neste fim de semana, mas para mais de 3 mil outros candidatos em todo o estado as provas serão aplicadas apenas nos dias 3 e 4 de dezembro, por decisão do Ministério da Educação (MEC). A mudança, de acordo com o órgão, ocorreu por causa da ocupação de instituições de ensino no estado que seriam locais de prova, por estudantes que protestam contra a PEC dos gastos públicos (PEC 55 no Senado), em tramitação no Congresso. Para Angélica Lopes Araújo e outros candidatos, o mais justo seria o adiamento para todos os inscritos.

Apesar do desejo de Angélica Lopes Araújo e de seus colegas de cursinho e da tentativa do Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) de suspensão do Enem 2016, a maioria dos 115 mil inscritos na capital fará as provas neste fim de semana, assim como a maioria dos inscritos em todo o Brasil. “Eu acredito que os candidatos que farão as provas em dezembro serão favorecidos, porque terão mais tempo para estudar e se preparar”, afirma Angélica Lopes Araújo.

Anne Caroline Pereira da Silva, de 17 anos, que fará o exame pela primeira vez este ano, compartilha do ponto de vista da colega de cursinho, principalmente porque ela começou a se preparar para as provas há apenas duas semanas. “Além do cursinho, estou estudando em sites e com a ajuda de apostilas. Por isso, acho que todos os candidatos deveriam fazer a prova em dezembro, porque eu, por exemplo, poderia me preparar melhor”, comenta.

Mas para outros candidatos uma possível mudança de data do Enem seria prejudicial ao controle de sentimentos, como a ansiedade. Maurício Fonseca, de 17 anos, que prestará o Enem pela primeira vez, diz que teve tempo suficiente para se preparar para as provas. “Mais um mês não faria tanta diferença assim no resultado final. Em compensação, eu ficaria muito mais ansioso, e isso poderia me atrapalhar na prova”.

Sem provas
Em São Luís, apenas os candidatos que prestariam o exame no Colégio Universitário (Colun), localizado no campus Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado na área Itaqui-Bacanga, não farão a prova neste fim de semana, segundo divulgado pelo Ministério da Educação na manhã de sexta-feira, 4, por e-mail e mensagens de texto para o celular dos inscritos.

Ainda na UFMA, salas dos centros de Ciências Humanas (CCH) e Ciências Sociais (CCSo), em São Luís, foram ocupadas. Entretanto, segundo a universidade, o movimento de ocupação já foi encerrado nos dois centros, e as provas ocorrerão normalmente. No campus do Monte Castelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), que também está ocupado, o exame acontece normalmente, pois os candidatos prestarão as provas no prédio anexo, que não está ocupado pelos estudantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.