Enem 2016

Atenção de estudantes deve ser redobrada ao prestar o exame

Horário de fechamento dos portões, itens de segurança, critérios de eliminação, entre outros quesitos, podem adiar o sonho de quem vai usar o Enem como acesso ao ensino superior; em São Luís, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Estudantes fazem revisão de conteúdo às vésperas do Enem; provas serão realizadas neste fim de semana
Estudantes fazem revisão de conteúdo às vésperas do Enem; provas serão realizadas neste fim de semana (Enem)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, sendo usado inicialmente para avaliar a qualidade da educação nacional. Desde 2009, o exame começou a substituir o antigo vestibular. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) adotam o Enem como única forma de acesso aos seus cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Por isso, os candidatos inscritos precisam ficar atentos a todos os detalhes.

Nos dois dias de avaliação, os alunos responderão a 180 questões de múltipla escolha em quatro áreas de conhecimento, além da redação. O Enem deste ano tem uma novidade: todos os participantes terão coleta de dados biométrico nos dois dias de aplicação do exame. A coleta será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Além disso, será intensificada a utilização dos detectores de metais.

A medida é para coibir fraudes e garantir a segurança do exame. Ainda por motivo de segurança, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que ainda poderá adiar o Enem para mais estudantes caso haja risco aos participantes ou alguma situação que atrapalhe a aplicação das provas neste fim de semana, 5 e 6 de novembro.

Em 364 locais de prova de todo o Brasil, a aplicação foi cancelada por causa de ocupações e vai ocorrer nos dias 3 e 4 de dezembro. No Maranhão, mais de 3 mil candidatos farão as provas apenas em dezembro. Os coordenadores locais do Enem, que acompanharão o exame, estão orientados a cancelar a aplicação das provas caso haja alguma situação de risco.

Provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada e uma redação. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4h30. No segundo dia, serão realizadas as de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. O tempo para responder aos testes será de 5h30. A prova do Enem tem cinco notas diferentes, uma para cada área de conhecimento avaliada e outra para a redação.

Antes de iniciar as provas, o candidato deve verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão de respostas. O participante deve marcar nos cartões-resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões, sob risco de eliminação do seletivo. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.

O cartão-resposta deve ser marcado com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão-resposta. Só podem levar cadernos de questões alunos que saiam nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. Os três últimos participantes presentes na sala de prova só serão liberados juntos.

Eliminação
Para evitar a eliminação dos participantes e garantir a segurança das provas, o Inep determinou a distribuição de uma embalagem porta objetos, na qual o participante deverá depositar todos os objetos que não irá utilizar para responder as questões das provas. Para fazer as provas, o inscrito deve usar somente a caneta esferográfica preta e transparente.

De acordo com o edital do Enem, a eliminação do participante ainda poderá ocorrer durante a realização das provas, caso ele faça qualquer espécie de consulta ou comunicação com outros participantes ou utilize lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros. O uso de quaisquer dispositivos eletrônicos durante as provas também está proibido e resulta na exclusão do participante.

Documentos
Os inscritos no Enem 2016 devem ficar atentos também à documentação necessária para a realização das provas. Para responder às questões do exame, é obrigatória a apresentação de um documento de identidade original com foto, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação. Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova. É necessária também a apresentação do cartão de confirmação da inscrição enviado pelos Correios e disponibilizado na página de acompanhamento do inscrito, no site do Inep.

FIQUE ATENTO
Horário de Verão

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos segundo o horário de Brasília, portanto, no Maranhão, os portões serão abertos às 11h e as provas iniciadas pontualmente ao meio-dia, pois o estado não aderiu ao Horário Brasileiro de Verão. No primeiro dia de provas, o tempo para resolução das questões será das 12h30 e às 16h30min e, no segundo dia do exame, por causa da prova de redação, o encerramento ocorrerá às 17h30min. Após o início do exame, o tempo mínimo obrigatório de permanência em sala é de duas horas.

Resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem e no aplicativo do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao das últimas provas. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2016, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

NÚMEROS
115.009 candidatos
se inscreveram para o Enem 2016 em São Luís
327.800 candidatos se inscreveram para o Enem 2016 no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.