Registro

Toda leveza de Flávia Bittencourt

Artista lança hoje, na Praça Nauro Machado, o DVD “Leve”, com participações de Luciana Bittencourt e Júlia Vargas e show de abertura da banda Baré de Casco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Flávia Bittencourt lança DVD nesta sexta-feira
Flávia Bittencourt lança DVD nesta sexta-feira (Flávio Bittencourt)

A cantora e compositora Flávia Bittencourt sobe hoje ao palco da Praça Nauro Machado (Praia Grande) para lançar o primeiro DVD de sua carreira. “Leve” chega ao público com o selo da Coqueiro Verde, dois anos depois de ter sido gravado no Teatro Arthur Azevedo em São Luís. Para a festa de lançamento a artista convidou as cantoras Luciana Bittencourt e Júlia Vargas. A apresentação começa às 20h, e embora seja gratuita, a produção estará recebendo no local alimentos que serão doados ao projeto Sonho de Aline. A abertura será com a banda Baré de Casco.

Depois de São Luís, a cantora lançará o trabalho em Aracaju e Salvador, cidades nas quais fará shows, respectivamente, nos dias 3 e 5 de dezembro. “A turnê segue até o ano que vem com apresentações ainda em Curitiba e Porto Alegre graças à aprovação do projeto pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio do grupo Mateus”, explica a cantora.

Para a estreia da turnê, Flávia escolheu a cidade natal (ela se divide entre São Luís, São Paulo e Rio de Janeiro) e convidou a irmã, Luciana Bittencourt, e a amiga, a carioca Júlia Vargas, para dividirem com ela o palco. A primeira cantará “Ahead of time”, composição da própria Luciana, e também “Vazio”, quando fará um dueto com Flávia. Júlia Vargas apresentará duas músicas, uma autoral chamada “Desabafo” e outra com Flávia, “Luz”.

O DVD “Leve” originou ainda um CD. “No disco priorizamos músicas que estão no DVD, mas que ainda não tinham sido gravadas em meus discos anteriores”, frisa Flávia Bittencourt. A banda que acompanhará a artista no show é a mesma que gravou com ela no Teatro Ar­thur Azevedo. Aquiles Faneco (guitarra e arranjos), Otávio Gali (baixo), Fábio Bergamini (bateria), Felipe Tauil (percussão) e Rui Mário (sanfona e teclados).

Registro

O DVD marca os 10 anos de carreira de Flávia Bittencourt. Gravado no Teatro Arthur Azevedo em maio de 2014, o DVD traz a participação de Alcione e Bloco Tradicional Os Feras (em “O Surdo”), Luiz Melodia (em “Congênito”), as coreiras Josélia Santos e Ivone Barros (em “Franqueza”) e da bailarina Ana Botafogo (em “Rèconfort”). Os arranjos são coletivos e a direção musical é assinada pelo guitarrista e produtor Aquiles Faneco.

No registro audiovisual Flávia Bittencourt gravou músicas como “Rèconfort” (versão em francês de Clélia Morali para "De Volta Pro Aconchego", de Dominguinhos e Nando Cordel), “Maracá Curumim” (Carlinhos Veloz), “Um Teu Segundo”, “Leve” (Flávia Bittencourt), “Solidão” (Sérgio Habibe), “Hoje eu quero sair só” (Lenine, Mu Chebabi e Caxa Aragão), “Porque Brigamos” (Neil Dimond, versão de Rossini Pinto), “Pavão Mysterioso” (Ednardo), “Franqueza” (Luiz Melodia e Renato Pial), “Carcará” (João do Vale), “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos e Anastácia), entre outras.

Nos arranjos, influências musicais que vão dos ritmos maranhenses como bumba meu boi, tambor de crioula, bloco tradicional, tribo de índio, passando pelo samba e elementos da música pop e do rock.

Projetos

Em paralelo à turnê de “Leve”, Flávia Bittencourt prepara seu quarto disco, ainda sem nome. Com os trabalhos de produção avançados, ela gravou, no Maranhão, o videoclipe da música “Táxi Lunar”, que estará no próximo álbum. O clipe foi dirigido pelo espanhol Marcos Moreno.

O disco está sendo feito em parceria com o produtor e DJ Deeplick e reunirá músicas de compositores nordestinos, mas com uma linguagem moderna. “Gravamos dois singles ‘Táxi Lunar’ e ‘Na asa do vento’, esta última de João do Vale. São músicas que já estão tocando na Europa graças a estas parceria firmadas com o Deeplick e o Marcos Moreno”, festeja a artista.

Flávia Bittencourt lançou seu primeiro disco, “Sentido”, em 2005 pela gravadora Som Livre. O álbum, em que mescla pop, músicas nordestinas e composições próprias, conquistou o público e crítica e foi pré-selecionado para o Grammy Latino e para o Prêmio Tim de Música. Teve a música “Terra de Noel” incluída na trilha-sonora da novela América, da TV Globo.

Seu segundo disco, “Todo Domingos”, foi dedicado ao cancioneiro de Dominguinhos, que participou do CD. O terceiro álbum, “No movimento”, traz participações de Zeca Baleiro, Luiz Melodia e Alberto Trabulsi. Com algumas faixas de autoria da cantora, como a faixa-título “No Movimento” e “Um Instante”, Flávia Bittencourt explora, neste disco, seu lado pop e romântico.

A maranhense já dividiu o palco com Zeca Baleiro, Adriana Calcanhoto, Luiz Melodia, Alcione, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, entre outros.

Serviço

O quê

Lançamento do DVD “Leve”, de Flávia Bittencourt

Quando

Hoje, às 20h

Onde

Praça Nauro Machado, Praia Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.