Estado Maior

No Executivo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), assumiu ontem o Governo do Maranhão.
O ato de posse, realizado no Palácio dos Leões, contou com a presença de lideranças políticas, secretários de estado, deputados, amigos e da mulher, ex-deputada Cleide Coutinho (PSB).
Humberto assumiu o Executivo após o governador Flávio Dino (PCdoB) e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) tirarem licença juntos.
Trata-se de um gesto do comunista em favor de Humberto, após um período tenso nas eleições municipais.
Ao assumir a máquina pública, Coutinho assegurou que dará continuidade ao trabalho do governador Flávio Dino durante os três dias de gestão. Ele fica no Governo até sábado.
“Para o político, é o ápice chegar ao cargo de governador do Estado, ainda que interinamente. Para mim, é uma honra”, disse.
Humberto deve atuar durante o período de forma discreta, com visitas institucionais, participação em solenidades e vistoria em obras em municípios que integram o interior do estado.
A “homenagem” ao Poder Legislativo, como o próprio pedetista definiu em entrevista, é na verdade um gesto do Governo para possível aproximação com os deputados.
Resta saber qual será o efeito dessa gentileza a partir de domingo...

Vai falar
O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) deve se posicionar hoje e amanhã, em inserções de TV, sobre a postura política que será adotada por ele a partir de agora na Assembleia.
Membro da base governista no Legislativo, o parlamentar, ex-candidato a prefeito, deve adotar independência na Casa.
E quem perde é o Governo...

Mais um
Quem também já adota postura de independência no parlamento é o deputado Wellington do Curso (PP).
Até a disputa da eleição municipal, ele também se declarava membro da base governista, mas a exemplo de Braide, foi atacado pela mídia alinhada ao Palácio dos Leões.
A decisão e Braide e de Wellington só evidencia que à medida em que se arrasta a gestão comunista, o governador perde fôlego na Assembleia.

Preocupante
Repercutiu ontem a notícia do Bom Dia Brasil, da TV Globo, de aumento no número de roubos de carros no Maranhão.
De acordo com o levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança, a cada quase um minuto, um carro é roubado no Brasil.
O Maranhão é o estado que apresentou a segunda maior média de crescimento deste tipo de crime: 14,3%, ficando atrás apenas de Goiás, que apresentou evolução de 16,5% de casos.

Amenizou
Depois de ter anunciado que o Governo iria apurar a conduta dos policiais que estiveram no Liceu Maranhense para tentar retirar estudantes da Uema infiltrados em manifestação, o governador Flávio Dino recuou.
O comunista utilizou o seu perfil, em rede social, para afirmar que não poderia atuar de forma precipitada e irresponsável, para “sair julgando condutas de servidores públicos sem que eles sejam ouvidos”.
A postura adotada pelo governador ocorreu justamente após reação de policiais militares.

Almoço I
O governador interino, Humberto Coutinho, convidou para almoço ontem, no Palácio dos Leões, deputados estaduais e alguns secretários do Governo.
O objetivo era aproximar mais o Legislativo do Executivo, uma exigência constante dos deputados que integram a base governista na Assembleia.
O encontro ocorreu em clima de descontração, mas houve registro de ausências após informação de que Marcio Jerry participaria do banquete.

Almoço II
A ausência mais comentada no almoço foi a do deputado estadual Eduardo Braide, ex-líder do maior bloco governista no Legislativo.
O fato soou como posicionamento claro de descontentamento do parlamentar em relação à postura adotada por alguns colegas de parlamento durante o período eleitoral.
Braide havia sido alvo de duras críticas por parte de deputados da base governista após ter alcançado espaços na disputa de segundo turno da eleição municipal.

Almoço III
Indiferente à postura adotada pelo Palácio dos Leões na eleição 2016, o deputado Wellington do Curso (PP) participou do evento no Executivo.
Membro de uma espécie de bancada independente na Assembleia, o pepista não rejeitou o convite do governador interino Humberto Coutinho.
E mesmo assim foi alvo de críticas pela mídia alinhada ao Palácio dos Leões.

E MAIS

• O Governo tenta jogar a responsabilidade da repressão aos ocupantes de escolas públicas ao presidente Michel Temer.

• Edivaldo Júnior realizou caminhada ontem na Rua Grande, como forma de agradecimento pela reeleição.

• Dez ex-deputados federais são investigados pelo Ministério Público no escândalo conhecido como “farra das passagens aéreas”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.