FeliS

Feira do Livro não tem estrutura pronta 3 dias antes do início

Evento está previsto para acontecer de 6 a 13 deste mês, na Praia Grande, ao lado da Casa do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Estrutura da Feira do Livro ainda não está montada na Praia Grande
Estrutura da Feira do Livro ainda não está montada na Praia Grande (feliS)

A 10º edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS) está prevista para acontecer de 6 e 13 deste mês na Praia Grande. No entanto, ontem, faltando três dias para o início do evento, a estrutura onde ficariam os estandes das livrarias e expositores ainda não havia sido montada.

Desde o ano passado, a Feira do Livro ocorre na Praia Grande, ao lado da Casa do Maranhão, no Centro Histórico da capital maranhense. Na manhã de ontem, O Estado esteve lá e constatou que nenhuma estrutura estava sendo erguida no espaço.

No local, havia apenas o estacionamento tomado por dezenas de veículos, como é o habitual. De acordo com Milton Lira, integrante da diretoria da Associação dos Livreiros do Maranhão, a previsão era de que ainda na manhã de ontem começasse a montagem da estrutura no local.

“Eles [Prefeitura] entraram em contato com a Associação dos Livreiros hoje [ontem] e informaram que a montagem começava hoje [ontem]”, disse. Como a abertura oficial da feira está prevista para o domingo, dia 6, ele informou que a expectativa da associação é de que os estandes ficassem prontos até amanhã, dia 5, para que houvesse tempo de colocar os livros.

Adequação
Ainda no mês passado, o projeto de montagem da estrutura da FeliS sofreu um entrave na superintendência regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Como a área onde o evento será realizado é tombada, seria necessária a autorização do Iphan para que a feira acontecesse no espaço. Dessa forma, a Prefeitura de São Luís apresentou o projeto para o órgão federal e este, por sua vez, recomendou que fossem feitas algumas adequações antes do início da montagem da estrutura no local.

Procurada por O Estado, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) informou que a montagem da estrutura da 10º FeliS já está ocorrendo no estacionamento da Praia Grande e ocupará uma área de dois mil metros quadrados ocupando ruas, praças e espaços culturais do Centro Histórico, com estrutura que compreende 36 estandes para livreiros, nove estantes institucionais, cinco auditórios para palestras, debates e conferências, quatro espaços infantis e um palco principal na escadaria da Praça Nauro Machado. Cine Praia Grande, Casa do Maranhão, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Escola de Cinema (IEMA), Beco Catarina Mina, estacionamento da Câmara Municipal, auditório da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, auditório da Associação Comercial do Maranhão, o Teatro João do Vale, a Galeria Trapiche, o Anfiteatro Beto Bittencourt, as ruas Trapiche, Portugal e Estrela também receberão programação.

A Feira do Livro de São Luís terá mais de 120 atividades artísticas, 65 lançamentos de livros de escritores maranhenses, 28 palestras, mais de 20 oficinas, sete debates literários com escritores, pesquisadores e poetas maranhenses, 14 escritores nacionais e outras atividades paralelas de intervenções, exposições, vendas de livros e artigos literários.

SAIBA MAIS

A Feira do Livro de São Luís foi criada pela Lei Municipal nº 4.449, de 11 de janeiro de 2005, com o objetivo de fomentar as cadeias produtiva e criativa do livro e servir de mediação de leitura, além de habitar espaços culturais e patrimônios históricos da capital maranhense.

Cada edição da FeliS é desenvolvida em torno de tema delimitado coletivamente, com a participação de diversas instituições na formatação da programação, definição do patrono e homenageados, eixos temáticos, planos de divulgação, apoio institucional, estratégias de viabilização, projeto arquitetônico e ambiental, etapas de ação, entre outros .

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.