Festa na Praça

Acordes de jazz e blues

Terceira edição do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival será aberta hoje, às 20h15, na Praça da Basílica, na cidade balneária de São José de Ribamar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Ceumar será uma das atrações do evento na noite desta sexta-feira
Ceumar será uma das atrações do evento na noite desta sexta-feira (Ceumar)

A cidade balneária de São José de Ribamar entra hoje no clima do jazz e do blues, com a abertura, às 20h15, da terceira edição do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival, na Praça da Basílica, com três atrações musicais. Amanhã e domingo, a programação terá prosseguimento com mais shows. Na noite de hoje, a festa será aberta às 20h15, com show de Marcus Lussaray e Quarteto (MA).

O guitarrista e também produtor musical Marcus Lussaray abrirá a programação. Ele integrou várias bandas no Maranhão e acompanhou diversos artistas, com participação em gravações de CDs. Entre eles, Tom Cleber, Zeca Baleiro, Alcione e Banda e Mano Bantu, além de cantores internacionais da linha do reggae. Por dois anos, Lussaray comandou a banda do “Projeto Som do Mará”, composta por nove artistas maranhenses.

Depois, será a vez de Ceumar e Trio (MG), às 21h15. Os artistas apresentarão o show “Silencia”, que dá nome ao seu sexto álbum. Lançado pelo Selo Circus, figura entre quase todas as listas de melhores CDs de 2014, além de ter sido pré-selecionado pelo Prêmio da Música Brasileira, entre os melhores álbuns de 2014 na categoria MPB (melhor cantora e melhor disco).

O novo trabalho conta com composições de Ceumar e de artistas como Vitor Ramil, Kiko Dinucci, Miltinho Edilberto, Gildes Bezerra, Déa Trancoso, entre outros. Tem um repertório reunindo canções marcadas pela dinâmica entre som e silêncio, delicadezas, movimentos sutis, com uma sonoridade ao mesmo tempo lírica e popular. Em síntese, esses são alguns traços que marcam “Silencia”, sexto álbum da cantora e compositora.

A programação de hoje terá continuidade com Jefferson Gonçalves e Kleber Dias (RJ), às 22h30. O duo, que já percorreu a América Latina, Estados Unidos e Europa, subirá ao palco com a proposta de resgatar o blues de raiz com releituras de compositores que fizeram a história desse estilo musical e que são pouco tocados no Brasil, entre eles, Lightnin Hopkins, Mississippi John Hurt, Blind Blake, Taj Mahal, além, é claro, das famosas duplas de blues acústicas, como Sonny Terry & Brownie Mc Ghee, Junior Wells & Buddy Guy e Sonny Boy Williamson I & Big Joe Williams, entre outras.

Orquestra

Amanhã, o evento terá quatro atrações, começando às 19h30, com apresentação da Orquestra Filarmônica de Sopros SESC Musicar. Depois, subirá ao palco às 20h15 a cantora Anna Cláudia (MA), seguida de Thiago e Arismar do Espírito Santo (SP). A diva carioca Taryn Szpilman encerrará a noite, com uma apresentação repleta de temas clássicos do jazz, do blues, do soul e do rock clássico, homenageando artistas revolucionários destes gêneros que brilharam entre as décadas de 1940 e 1970, durante o espetáculo intitulado “Noveau Vintage Café”.

Domingo, Daniel Lobo (MA) abrirá a programação, às 20h15. Em seguida, às 21h30, será a vez de Chico Pinheiro e Trio (SP). Encerrando o festival, em grande estilo, às 22h30, se apresentará o grupo “Dobrando a carioca”, formado pelos músicos Zé Renato, Jards Macalé, Moacyr Luz e Guinga.

A expectativa dos organizadores é de que o público do festival supere o da segunda edição, que reuniu 4 mil pessoas. O III São José de Ribamar Jazz e Blues Festival conta com os patrocínios da Vivo, por meio da Plataforma Vivo Transforma e do governo maranhense, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte.

Com o objetivo de fomentar pequenos negócios e gerar renda para 40 artesãs da Associação ENgrenARTES, o festival realizará esse ano, durante os três dias do evento, a I Feirinha “Acordes” de Artesanato. Ao todo, 10 estandes serão montados na Praça da Basílica, onde as artesãs se revezarão na comercialização de diversos segmentos de artesanato. Entre eles, bijuterias, artigos de azulejaria e objetos de decoração.

Serviço

O quê

III São José de Ribamar Jazz e Blues Festival

Quando

Hoje, às 20h15

Onde

São José de Ribamar

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.