Infrações

Motoristas estão cautelosos com valores de multas

Fiscalização no trânsito deverá ser intensificada para verificar eficácia ou não da nova medida

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Motorista é parado em blitz; fiscalização deve ser mais rigorosa em São Luís, com novos valores de multas
Motorista é parado em blitz; fiscalização deve ser mais rigorosa em São Luís, com novos valores de multas (multas)

Um dia após a vigência dos novos valores das multas por infrações de trânsito, motoristas de São Luís estão adotando a cautela para evitar punição. Simultaneamen­te, os órgãos de controle deverão intensificar nos próximos dias as ações de fiscalização.

Na tarde de ontem, O Estado percorreu as avenidas dos Africanos, Vitorino Freire, Litorânea, Daniel de La Touche e Colares Moreira por aproximadamente duas horas. Em nenhum dos trechos foram flagrados motoristas cometendo algum dos delitos cujos valores das multas foram reajustados.

A exceção ocorreu na Avenida dos Africanos – próximo à entra­da do Bairro de Fátima. Na ocasião, uma motorista conduzia veículo manuseando o celular, no sentido Centro/bairro. Assim que ela observou a presença do veículo de O Estado, guardou o celular, para evitar um flagrante. A multa para a infração, que antes era de R$ 85,13, passou a ser de R$ 293,47.

Ações
Ainda na tarde de ontem (1º), blitze da Polícia Militar do Maranhão (PM) foram vistas em pontos estratégicos da cidade. Um deles foi na Avenida 48, na Areinha – ao lado do Ginásio Poliesportivo Guioberto Alves. Durante a blitz, motoristas recebiam orientações sobre como se portar no trânsito. “Acho importante essa orientação dos órgãos de segurança. Também é necessário que o motorista tenha consciência de seu papel, para evitar acidentes”, disse o funcionário público estadual Flávio Henrique Neves.

Outros motoristas contestavam a ação das instituições de controle e os valores adotados para as multas de trânsito. “Às vezes, a gente pode estar falando no carro e o agente pode pensar que estou falando no celular. E aí, quem desfaz a confusão?”, indagou o comerciante Otávio Mota.

Educação
De acordo com a coordenação de Educação para o Trânsito do Detran do Maranhão, as ações de campanhas educativas deverão ocorrer nas próximas semanas. Ainda segundo a PM, as barreiras policiais serão mais comuns, especialmente hoje, feriado de Finados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.