Agressão policial

Governo vai apurar ação policial no Liceu Maranhense

Governador do estado afirmou que policiais serão ouvidos e direitos humanos condena ato da PM e pede providências

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Imagem mostra policial militar agredindo estudante durante ocupação
Imagem mostra policial militar agredindo estudante durante ocupação (AGRESSÃO LICEU )

SÃO LUÍS – O Governo do Maranhão informou que haverá uma apuração sobre a atuação policial na terça-feira (1º) no Liceu Maranhense. Por meio de seu perfil no twitter, o governador do estado, Flávio Dino, afirmou que ele e os secretários de Educação e Segurança Pública não foram informados anteriormente da ação policial na escola, quer terminou com alguns estudantes agredidos. A manifestação dos alunos, que tentaram ocupar a escola, seria contra a PEC 241, proposta do Governo Federal que limita os gatos em um prazo de 20 anos. Em um vídeo que circula na internet é possível ver as cenas de agressão dos policiais.

“Sobre atuação policial, após apuração e ser ouvido o diretor da escola, a Secretaria de Segurança vai se pronunciar”, afirmou o governador, por meio da rede social. “Não posso ser precipitado e irresponsável para sair julgando condutas de servidores públicos sem que eles sejam ouvidos”.

O Governo do Maranhão, por meio de nota, reiterou que o ambiente escolar é “um espaço democrático, aberto para a manifestação de toda a comunidade escolar”.

Em um comunicado oficial, os alunos se manifestaram nesta quarta-feira (2) e marcaram uma assembleia para esta quinta-feira (3): “Não queremos ocupar o Liceu para ‘fazer bagunça’. Não somos ‘vândalos’, não somos ‘vagabundos’. Queremos exercer nosso direito enquanto estudantes e cidadãos, queremos nos expressar. Todos os alunos da instituição têm plena consciência de que não houve, em momento algum, debate entre o Grêmio Estudantil e os alunos sobre a ocupação e tampouco a direção da escola se dispôs a tratar a respeito do ato que já estava sendo promovido e que, com a falta de apoio da gestão escolar e a repressão da PM, não pôde ser concluído.

Direitos humanos

Em carta publicada em seu site oficial, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos se pronunciou sobre o assunto. “A ação truculenta dos agentes policiais contra os estudantes é mais um episódio sombrio do processo pelo qual passa o país. As mais de mil escolas ocupadas em todo o Brasil vêm sendo silenciadas sistematicamente, seja pela repressão do estado, seja pela omissão conivente dos grandes meios de comunicação, que criminalizam as manifestações e impedem o debate público sobre as reivindicações populares”, publicou a entidade.

A entidade ainda pediu uma ação enérgica do Governo do Maranhão. “Exigimos do Estado do Maranhão que se posicione ao lado de seus estudantes e do estado democrático de direito, impedindo que aconteçam outros episódios de violência com objetivos anti-democráticos, como os ocorridos no Liceu Maranhense. Por fim, colocamo-nos à disposição dos estudantes para receber qualquer denúncia de violência policial”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.