Homenagens

Famílias se antecipam e visitam túmulos antes do Dia de Finados

Objetivo era evitar o tumulto formado pela grande quantidade de pessoas que visitam os cemitérios da cidade hoje, para homenagear seus entes falecidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Hoje é Dia de Finados, mas desde ontem centenas de pessoas comparecem aos cemitérios na Ilha de São Luís para visitar os entes queridos que se foram e também realizam a limpeza e manutenção dos túmulos. De acordo com quem resolveu adiantar as homenagens no dia 1º, a ida um dia antes é para evitar os tumultos e a grande quantidade de pessoas que costumam visitar os cemitério neste 2 de novembro.

Wilson Moreira foi até o Cemitério do Gavião, na Madre Deus, para visitar o túmulo dos pais. Como faz todos os anos, ele pagou o autônomo Marinho Santos para fazer o serviço de limpeza. Marinho lavou e varreu todo o jazigo.

Segundo Wilson Moreira, agora ele pretende mudar os azulejos do sepulcro, mas não deve alterar significamente a fachada, já que a atual estrutura foi planejada pela mãe. “Ela não queria que a gente mudasse. Mas já está gasto. Então, vou fazer uma pequena reforma”, afirmou.

E quem deve fazer a mudança é Marinho. “Ele mora aqui perto e a gente já o conhece há algum tempo. Ele vai fazer a obra, e meu irmão vem aqui ver se ficou bom”, ressaltou Wilson Moreira.

Quem também compareceu ontem para prestar suas homenagens foi Maria Domingas Pereira. Ela, junto do filho, foi visitar o marido João Silva Pereira, morto em 2005. Segundo conta, sempre que pode ela comparece ao túmulo para visitação e também realizar a limpeza. Ela foi ontem ao cemitério justamente para evitar a grande quantidade de pessoas hoje. “Eu também moro longe, no São Cristóvão, e fica difícil para vir aqui amanhã [hoje]”, afirmou.

Vendas
Quem também já estava a postos nas portas dos cemitérios eram os vendedores de flores e demais artigos utilizados para homenagear os mortos.

A tendência é de que hoje o número de ambulantes aumente ainda mais, aliado ao comércio autônomo que comercializa lanches e água. “Temos de marcar o espaço para garantir boa venda”, afirmou a florista Raimunda Nonata.

Transporte
A Secretaria Municipal de Transito e Transportes (SMTT) informou que destacará agentes de trânsito para alguns pontos de maior fluxo de trânsito, com destaques para as vias no entorno dos cemitérios do Gavião (Centro), Parque da Saudade (Vinhais) e Cemitério do São Cristóvão (Avenida Guajajaras), visando orientar e disciplinar o trânsito nesses locais. Para tanto, as equipes de agentes darão início à operação a partir da 6h, até as 18h, com o fim do fluxo. Ainda de acordo com a SMTT, a frota do transporte coletivo terá o mesmo quantitativo de veículos para feriados e domingos.

SAIBA MAIS

ABRE-FECHA

O feriado de Finados deve alterar um pouco a rotina em São Luís. O comércio, de forma geral, tanto dentro de shoppings como no Centro, deve permanecer fechado e só abre na quinta-feira, dia 3. Bancos também não funcionam. Supermercados devem funcionar em horário normal, das 10h às 22h.

Shopping centers terão funcionamento regrado, de acordo com o serviço. Praças de alimentação estarão abertas a partir do meio-dia e parques seguem esse horário também. Algumas lojas maiores de departamentos também devem funcionar a partir das 12h. Cinemas seguem o horário normal da programação já estabelecida.

Repartições públicas federais, estaduais e municipais não terão expediente. Apenas os serviços essenciais, tais como hospitais de emergência e delegacias de plantão, ficarão abertos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.