Teatro

Comédia e teatro de revista

Espetáculo “Um rapaz apressado” será apresentado amanhã, às 20h, e sexta, às 21h, na Sala Sated, na Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
O ator Ruan do Vale interpreta o "rapaz apressado"
O ator Ruan do Vale interpreta o "rapaz apressado" (Um rapaz apressado)

Um Vaudeville francês do século XIX, ou seja, uma espécie de teatro de revista e comédia musical com críticas mordazes à burguesia da época, mas com bom humor e toques de ironia, é a essência do espetáculo “Um rapaz apressado”, que a Companhia Direto da Fonte apresentará amanhã, às 20h e na sexta-feira, às 21h, na Sala Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos do Maranhão), na Rua da Estrela (Praia Grande). A peça tem direção de Charles Melo. No elenco, estarão Ruan do Vale, Filipe Falcão e Ivo Santana.

A direção optou por brincar com a questão temporal não localizando a peça especificamente em nenhuma época, apesar de remeter sempre a algo mais antigo que pode acontecer em qualquer tempo e lugar. “O tema do casal apaixonado que tem que superar obstáculos para viver o seu amor sempre existiu na literatura. A diferença aqui é que, além do final feliz, tudo acontece em meio a boas gargalhadas”, disse Charles Melo.

A temporada de apresentações está prevista para todas as quintas e sextas-feiras de novembro e mais duas semanas em dezembro, sempre na Sala Sated, devendo voltar em cartaz em março de 2017, em locais e datas ainda não divulgadas. “Pretendemos também apresentar em escolas e centros comunitários, democratizando o quanto nos for possível o acesso à cultura e provendo trabalho e renda aos atores e técnicos envolvidos no projeto”, anunciou Melo.

O diretor Charles Melo é graduado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão, morou no Rio de Janeiro, onde teve aulas com Maria Clara Machado, e Brasília, onde trabalhou com vários diretores, entre eles, o uruguaio Hugo Rodas. Em Belo Horizonte, ele atuou no Sated/MG. Ganhou dois “Prêmios Cidade de São Luís”, que resultaram na publicação do romance “Outro Dia” e da peça teatral “Toilet”.

Produções

Charles Melo escreveu e dirigiu o curta-metragem “Dormir e Acordar”. Dirigiu o curta-metragem “Agridoce”, com texto de Zen Sales, o longa-metragem “Caminho de Pedras Miúdas”, com texto de Inaldo Lisboa, e os espetáculos “Quem Roubou meu Anabela” (Brasília/DF), “Terceira Canção de Muito Longe”, “O Moço que Casou com Mulher Braba”, “Camões Diet”, “Biederman e os Incendiários”, “A Cigarra e a Formiga”, “Poemas para Che”, “Toilet”, “Rimbaudemônio”, “Zen” e “Entre Quatro Paredes”. Como ator, trabalhou nos espetáculos “O Sótão” (com direção de Tácito Borralho), “A Capital Federal” (Ubiratan Teixeira), “O Pleito” (Domingos Tourinho) e “Ana do Maranhão” (Cássia Pires).

A Companhia Direto da Fonte existe desde 1992, quando tinha o nome de H3ASO4 Produções. Com essa designação, montou os espetáculos “Terceira Canção de Muito Longe”, roteiro de Charles Melo e poemas de Mário Quintana, tendo se apresentado em São Luís, Rio de Janeiro, Teresina, Imperatriz e Belém; “O Sótão”, de Ivan Sarney, com direção de Tácito Borralho; “O Moço que Casou com Mulher Braba” de D. Afonso Manoel com direção de Charles Melo; “As Aventuras do Super-Espantalho contra o Dr. Corvo”, de Ivo Bender, com direção de Geraldo Iensen; “Biedermann e os Incendiários”, de Max Fricht, com direção de Charles Melo.

Já com o nome de Companhia Direto da Fonte montou “A Cigarra e a Formiga”, “Camões Diet”, “Poemas para Che” e “Toilet”, todos com texto e direção de Charles Melo, além de “Rimbaudemônio”, de Celso Borges, com direção de Charles Melo, “Zen”, de Zen Salles e direção de Charles Melo, e “Entre Quatro Paredes”, de Jean Paul Sartre, com direção de Charles Melo.

Serviço

O quê

Espetáculo “Um rapaz apressado”

Quando

Amanhã, às 20h e sexta, às 21h

Onde

Sala Sated (Praia Grande)

Ingressos: R$ 30

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.