Eleições 2016

Alckmin é o tucano que mais venceu

Governador de São Paulo terá aliados tucanos em mais de ¼ do eleitorado e ainda conta com os eleitos pelo PSB, do vice Márcio França

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
(Geraldo Alckmin é o tucano mais fortalecido)

BRASÍLIA

Com vitória em quatro das cinco cidades em que disputou o segundo turno em São Paulo, o PSDB do governador Geraldo Alckmin comandará mais de um quarto das prefeituras no Estado e cerca de metade da população. No interior, o PSDB disputou três das seis prefeituras com segundo turno e ganhou em duas, Jundiaí e Ribeirão Preto, o terceiro maior colégio eleitoral fora da região metropolitana da capital. A única derrota tucana aconteceu em Franca.

Com as vitórias obtidas também em São Bernardo do Campo e Santo André, o PSDB aumenta para 168 o número de prefeituras conquistadas no Estado de São Paulo nestas eleições, ou 26,75% dos 645 municípios paulistas. O número é menor que os 171 prefeitos tucanos eleitos em 2012, mas o PSDB conquistou cidades mais importantes, como a capital e, agora, as cidades do ABC paulista.

No interior, o tucano Duarte Nogueira ganhou a disputa com Ricardo Silva, do PDT, pela prefeitura de Ribeirão Preto. Em Jundiaí, Luiz Fernando Machado, do PSDB, confirmou o favoritismo e desbancou o atual prefeito Pedro Bigardi, do PSD, que concorria à reeleição.

O PSB, do vice-governador Márcio França, também teve sucesso. Ganhou nas três cidades onde disputou o segundo turno, incluindo Guarulhos, a segunda cidade mais populosa do Estado, em que Gustavo Henric Costa, o Guti, obteve 83,5% dos votos. Também venceu no Guarujá e em Mauá.

O partido elegeu o médico Valter Suman para a prefeitura do Guarujá, em disputa apertada com Haifa Madi, do PPS. A vitória só veio no final, com pouco mais de 1% de diferença.

Nenhum candidato do PT disputou o segundo turno no interior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.