Reeleito

Edivaldo Jr. derrota Braide e é reeleito para mais 4 anos em SL

Pedetista alcançou 53,94% dos votos válidos e derrotou o adversário Eduardo Braide, que obteve 46,06% dos votos

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Edivaldo Holanda Júnior durante votação
Edivaldo Holanda Júnior durante votação (Edivaldo vota acompanhado da família)

SÃO LUÍS - O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), candidato da coligação “Pra Seguir em Frente”, foi reeleito ontem para um mandato de mais 4 anos em São Luís. Ele derrotou o deputado estadual Eduardo Braide, do PMN na disputa de segundo turno da eleição municipal.

O pedetista obteve 53,94% dos votos válidos, contra 46,06% do seu adversário. Ao todo, 285.242 eleitores optaram pela reeleição de Edivaldo. Outros 243.591 confiaram voto em Eduardo Braide.

Depois de 100% das urnas apuradas, o sistema de divulgação de resultado das eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou um comparecimento às urnas de 553.535 (83,90%) eleitores em São Luís, de um total de 659.779 eleitores aptos ao voto. Do total de eleitores que compareceram às urnas, 8.758, ou 1,58% votaram ‘Branco’ e outros 15.944, ou 2,88% optaram por anular o voto. A abstenção foi de 16,10%, com 106.244 eleitores faltosos.

Edivaldo venceu a eleição com o apoio do governador Flávio Dino (PCdoB) e toda a estrutura do primeiro escalão do Executivo Estadual e com o auxílio de 12 partidos políticos.

Em relação às propostas de campanha, o pedetista apostou no discurso de continuidade dos projetos iniciados no primeiro mandato, como a revitalização de praças públicas, investimento em transporte de massa e reforma de escolas municipais.

Algumas das propostas defendidas na campanha do segundo turno, contudo, reuniam promessas não cumpridas nos primeiros 3 anos e 10 meses de gestão.

Dentre elas, a construção do Hospital Dr. Jackson Lago; a entrega de 19 creches; implantação de escolas em tempo integral; intervenções no trânsito da Forquilha e no retorno do Calhau [viadutos]; a construção de vias alternativas; implantação de GPS nas paradas de ônibus e destino ao Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), comprado pelo município na gestão João Castelo (PSDB).

Dever cumprido – Ontem, após a confirmação de voto na UEB Oliveira Roma, situada no Vinhais Velho, Edivaldo Júnior afirmou que o sentimento era de dever cumprido.

Ele destacou ter feito uma campanha limpa e se mostrou confiante em relação ao resultado das urnas após o pleito.

“Foram quase três meses de uma caminhada muito intensa nos bairros de São Luís levando a nossa mensagem, falando da importância de continuar o trabalho que foi feito ao longo desses 4 anos”, disse.

Edivaldo reinicia hoje, com dedicação exclusiva, o trabalho no comando do Executivo.

Ele ainda terá 2 meses para reorganizar o município e a partir de janeiro de 2017 efetivar as mudanças na estrutura de primeiro escalão, já previstas na formação da coligação que o elegeu. É provável que o PCdoB, partido do governador Flávio Dino e do vice-prefeito eleito, Júlio Pinheiro, ocupe mais espaços na máquina.

Os demais partidos políticos da coligação vão disputar espaços na Prefeitura de São Luís.

Mais

A abstenção no segundo turno foi superior à registrada na disputa do primeiro turno, na capital, quando nove candidatos disputavam o comando do Executivo e outros 625, a Câmara Municipal de São Luís. No primeiro turno, 92.804, ou 14,07%, faltaram aos locais de votação. Já no segundo turno, os faltos foram 106.244, ou 16,10% do eleitorado da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.