Bastidores do debate

Presença maciça de militantes chama a atenção do lado de fora

Enquanto o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PDT) trouxe vários apoiadores para recebê-lo na emissora, Braide (PMN) optou por uma recepção mais discreta.

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
(Miltiantes do PDT na porta da Mirante)

A presença maciça de militantes do candidato Edivaldo Holanda Júnior (PDT) do lado de fora da sede da TV Mirante chamou a atenção horas antes do debate. Enquanto o pedetista optou pela tática de mobilização dos apoiadores de campanha e de grupos culturais, o candidato do PMN, Eduardo Braide, escolheu uma recepção mais discreta.

Por volta das 19h de sexta-feira (28), homens da Polícia Militar (PM) iniciaram a segurança do lado de fora da emissora. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fizeram a interdição da avenida Ana Jansen – que dá acesso à sede do Grupo Mirante - três horas antes do debate. A via foi bloqueada nos dois sentidos, para facilitar o acesso da militância e evitar conflitos, além de viabilizar a chegada dos comboios dos dois candidatos. Até o fechamento desta edição, nenhuma ocorrência mais grave foi registrada.

A concentração maior dos apoiadores começou às 20h. Com carros de som, bandeiras e cartazes, a militância – em especial – de Edivaldo Holanda Júnior (PDT) aguardava a chegada do candidato, com grande expectativa. A maioria das pessoas estava vestida de vermelho, em referência a uma das cores da campanha do pedetista.

O primeiro a chegar foi o candidato Eduardo Braide (PMN), às 21h em ponto. Ele chegou em um comboio com três veículos que, sem chamar a atenção, entrou no estacionamento do Grupo Mirante. Braide cumprimentou funcionários e, acompanhado de assessores e pessoas ligadas à campanha, seguiu – após dar entrevista para os veículos Rádio Mirante AM, O Estado, Imirante.com, G1 Maranhão e TV Mirante – para a sala especial, onde aguardou o início do debate.

Às 21h35 – sob a expectativa de que poderia não comparecer ao debate – chegou o candidato Edivaldo Holanda Júnior, que frustrou a militância de campanha e não desceu do veículo em que ele estava para cumprimentar diretamente seus eleitores. Mesmo com a atitude, a militância não desanimou e permaneceu cantando músicas alusivas à campanha do pedetista. Edivaldo também cumprimentou funcionários e deu entrevistas aos veículos do Grupo Mirante.

Mais

Durante o debate, a maior parte do público dispersou. Outros militantes seguiram acompanhando o encontro ao vivo entre Braide e Holanda Junior em um telão, montando do lado de fora da emissora especialmente para o evento.

Bares

Bares e estabelecimentos do gênero de São Luís também usaram a transmissão do debate da TV Mirante para atrair consumidores. Nos locais, era grande a expectativa pelo encontro entre Braide e Holanda Junior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.