Agenda ambiental

Prefeito eleito de Barreirinhas adianta agenda ambiental

Albérico Filho participa de encontro com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em Brasília, no qual conversaram sobre o futuro do município de Barreirinhas e do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses começa no município de Barreirinhas, cujo Plano de Manejo precisa ser readequado para alavancar o turismo sustentável
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses começa no município de Barreirinhas, cujo Plano de Manejo precisa ser readequado para alavancar o turismo sustentável (O prefeito)

Barreirinhas - O prefeito eleito de Barreirinhas, Albérico Filho (PMDB), já está elaborando ações que vão nortear o futuro gestor no setor ambiental do município que é a porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Para isso, esteve reunido com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

A aproximação maior do Ministério do Meio Ambiente com os municípios e suas demandas ambientais foi o mote da reunião ocorrida na última quinta-feira, em Brasília. Do evento, também participaram futuros prefeitos de vários estados da Federação.

“A integração entre o Governo Federal e os municípios é fundamental para o crescimento da política sustentável em todo o país”, acredita o futuro gestor. Ele comentou que a reunião foi fundamental para que os prefeitos eleitos conhecessem o que o ministério tem para oferecer e o acesso a essas ações, que impulsionam a gestão municipal no aspecto ambiental.

Albérico Filho disse que a iniciativa foi do ministro e que a reunião abriu um canal permanente de diálogo. No próximo dia 11, o prefeito eleito participará de encontro da Confederação Nacional de Municípios e aproveitará para mais um encontro com Sarney Filho, no qual mais uma vez conversará sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O diálogo entre o prefeito eleito e o ministro é oportuno, tendo em vista a necessidade de adotar mecanismos que favoreçam o turismo sustentável em um dos principais polos dessa indústria no Maranhão. Ao antecipar as discussões, Albérico Filho e Sarney Filho deram um passo importante rumo ao aprimoramento dos meios de preservação ambiental nos Lençóis Maranhenses.

O prefeito eleito informou que há uma pauta de reivindicações a ser feita, mas considera prioritário a readequação do Plano de Manejo do Parque dos Lençóis, que é fundamental para que todos possam usufruir de um dos mais belos e importantes conjunto de dunas do mundo.

Segundo a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão.

Todas as unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo, que deve abranger a área da UC, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica social das comunidades vizinhas.

Projeto

O futuro gestor de Barreirinhas exemplifica com um projeto de trilhas para esportes radicais que já foi discutido com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas que ainda precisa ser alavancado. Esse projeto, na opinião do prefeito eleito de Barreirinhas, vai aumentar consideravelmente a visitação ao parque.

O prefeito eleito também considera importante para a continuidade das políticas públicas de meio ambiente nos municípios, a participação maior dos futuros gestores que fazem parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, como Santo Amaro e Primeira Cruz. “Com a junção dos municípios, o resultado será muito mais positivo”, acrescentou.

“O ministro está buscando integração, o que será benéfico para a política de gestão ambiental desenvolvida nos municípios. Esse apoio levará ao crescimento da política de desenvolvimento sustentável em todo o Brasil”, disse Albérico Filho.

Importância

A partir de janeiro de 2017, Albérico Filho deverá administrar pela segunda vez Barreirinhas, que está inserido nos Lençóis Maranhenses, uma das 7 maravilhas naturais do mundo. A responsabilidade é tão grande que antes da posse o trabalho de gerir o município já começou.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral oriental do estado, é o principal destino indutor do turismo. Está inserido no Cerrado, mas apresenta forte influência da Caatinga e da Amazônia, sendo encontradas espécies comuns destes três biomas.

Logo, em seus 155 mil hectares, o parque abriga ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal e um campo de dunas que ocupa dois terços da área total da unidade, sendo o principal atrativo do Parque Nacional devido as lagoas interdunares que se formam no período chuvoso da região.

Mais

Criação e história do parque

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em junho de 1981. Sua área é de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares, e abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. O acesso aos Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas começa com a travessia do rio Preguiças de balsa. Daí em diante apenas veículos com tração 4x4 equipados com snorkell seguem viagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.