Brasileirão

Pés no chão

Para manter gordura, Palmeiras enfrenta o Santos em nova decisão, sonhando manter-se na liderança do Brasileirão com uma boa diferença

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Cuca passa instruções aos jogadores do Palmeiras /Divulgação: Palmeiras
Cuca passa instruções aos jogadores do Palmeiras /Divulgação: Palmeiras (Palmeiras)

SANTOS

Final e semifinal de Campeonato Paulista. Final de Copa do Brasil. A frequência com que Palmeiras e Santos se encontraram em jogos decisivos fez a rivalidade entre as equipes crescer consideravelmente nas duas últimas temporadas. Às 19h30 (de Brasília) deste sábado, na Vila Belmiro, os clubes voltarão a protagonizar outra “final”. Válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, a partida será crucial para as pretensões de ambos em 2016. Na liderança do Brasileirão, com 67 pontos, o Palmeiras dará um grande passo rumo ao título nacional se derrotar o rival alvinegro na Vila Belmiro – algo que não ocorre há seis anos. Já o Santos, atual quarto colocado, com 58 pontos, quer frear os planos do adversário para voltar a sonhar com a remota possibilidade de alcançar o topo da tabela.

A importância do clássico cresce de tamanho por conta do confronto direto entre Flamengo, vice-líder, e Atlético-MG, terceiro colocado do Brasileirão. Os times medirão forças no estádio Independência, em Belo Horizonte, no mesmo horário do duelo entre os paulistas.

“Esse jogo é uma final, porque o campeonato fica aberto para as duas partes em caso de vitória. Um resultado bom para o Palmeiras tira o Santos da briga. Já um triunfo do Santos recolocará o time deles na briga”, afirmou o lateral Zé Roberto. “Pensamos em ganhar os três pontos nesse jogo para dar mais um passo rumo ao título. Não podemos pensar diferente, porque essa é a característica do Palmeiras”.

A principal novidade do Palmeiras está no gol. Jailson, destaque alviverde neste Brasileirão, será desfalque por conta de uma suspensão. O técnico Cuca fez mistério, mas deverá escalar como titular Vinicius Silvestre, que estreará nos profissionais do Verdão aos 22 anos.

No ataque, Gabriel Jesus retorna de suspensão para jogar aberto pela ponta direita. O escolhido para atuar centralizado deve ser Lucas Barrios, que agradou Cuca nas duas últimas partidas que iniciou como titular.

Peixe

Pelo lado santista, uma vitória mantém viva a esperança de conquistar o título, pois diminuiria para seis pontos a diferença para o rival. Já para os palmeirenses, um triunfo na Vila mataria dois coelhos com apenas uma cajadada. Afinal, o Verdão praticamente tiraria o alvinegro da disputa, abrindo 12 pontos de frente, e ainda manteria, no mínimo, a vantagem de seis pontos na liderança, faltando cinco rodadas para o término do torneio.

“Acho que hoje pode-se dizer que sim (é o maior clássico do estado). Por tudo que foi decidido do ano passado até hoje. E se a gente quer algo maior na competição, precisamos vencer essa partida. Vencendo eles, a diferença cai para seis pontos, faltando cinco rodadas. Se fosse outro time, a gente ia querer a vitória, mas tratando-se de um clássico, isso é mais importante ainda”, afirmou o zagueiro santista Luiz Felipe.

FICHA TÉCNICA

SANTOS-SP X PALMEIRAS-SP

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Data: 29 de outubro de 2016, sábado

Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA-FIFA)

Auxiliares: Marcio Gleidson Correia Dias (PA-ASP FIFA) e Helcio Araujo Neves (PA)

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Luiz Felipe e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Jean Mota (Vitor Bueno), Copete e Ricardo Oliveira

Técnico: Dorival Júnior

PALMEIRAS: Vinicius Silvestre (Vagner); Fabiano, Yerry Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Jean, Tchê Tchê e Moisés; Gabriel Jesus, Dudu e Lucas Barrios

Técnico: Cuca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.