Balneabilidade

Mesmo despoluídas, praias não atraem consumidores

Comerciantes da orla dizem que o anúncio do Governo do Estado de que as praias estavam próprias para banho não atraiu público e nem levou à recuperação do faturamento perdido nos últimos meses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Bar localizado na Avenida Litorânea está sem consumidores, mesmo após anúncio da balneabilidade das praias
Bar localizado na Avenida Litorânea está sem consumidores, mesmo após anúncio da balneabilidade das praias (PRAIAS29101601H)

Há cerca de um mês, o Governo do Estado divulgou um relatório das condições de balneabilidade das praias da Região Metropolitana de São Luís em que atestou que elas estão próprias para o banho. No entanto, o reflexo dessa situação não está sendo visto em bares espalhados pela orla, pois o público ainda não voltou a frequentar esses espaços como em anos anteriores, antes do anúncio da poluição das praias.
Desde quando foi feito o anúncio que diversos trechos das praias de São Luís estavam impróprios para o banho, em 2012, os donos de bares e restaurantes, principalmente aqueles localizados ao longo das praias da Ponta da Areia e São Marcos (que concentravam a maior parte desses pontos) amargaram queda no faturamento, uma vez que as pessoas deixaram de frequentar esses locais, pois já não tinham a seu dispor as praias.
A poluição afetou não apenas esses comerciantes, mas todo o setor turístico da cidade. Nos hotéis também foi registrada redução na quantidade de reservas, pois as praias poluídas não eram atrativos para turistas que desejavam conhecer a capital maranhense.

Vazios
Com o anúncio feito pelo Governo do Estado de que as praias já estão próprias para o banho novamente, os donos de estabelecimentos comerciais localizados às margens da Avenida Litorânea, por exemplo, esperavam não apenas o retorno do público como em épocas anteriores, mas também recuperar o faturamento perdido. Mas isso não está acontecendo.
Na manhã do dia 27, quinta-feira, O Estado conversou com funcionários de alguns bares localizados ao longo da Avenida Litorânea que reclamaram que o movimento ainda está abaixo do esperado. Mesmo nos fins de semana, quando aumenta o fluxo de pessoas na orla marítima, a movimentação de pessoas nos estabelecimentos comerciais ainda não está agradando.
Tânia Alves é funcionária de um bar da Litorânea e disse que o movimento no local continua fraco e muitos clientes não acreditam que de fato houve a despoluição das praias.
Outra reclamação é com a infraestrutura do espaço, pois as dunas avançam por causa do vento e não há uma limpeza efetiva para retirar a areia principalmente do calçadão, trabalho esse que deveria ser realizado pela Prefeitura de São Luís.
“Os clientes nem sentam mais. Apenas os clientes antigos que ainda vem. É um grande prejuízo para os donos de bares e também para os funcionários”, disse. Ela afirmou também que há muito tempo a movimentação no local vem caindo gradativamente.
Elias Oliveira é proprietário de um restaurante na Avenida Litorânea e também sentiu a queda na movimentação com a poluição das praias. Após o anúncio de que elas estavam próprias para o banho, a movimentação em seu estabelecimento ainda não teve aumento significativo.
Para driblar a situação e chamar o público novamente, o empresário afirmou que faz promoções, oferecendo produtos mais baratos em comparação a outros estabelecimentos, e também já disponibilizou um outro espaço para que os seus clientes possam apreciar uma música, degustar os frutos do mar e assistir as partidas de futebol aos domingos.

Despoluição
De acordo com o Governo do Estado, após o trabalho de interceptação de esgotos feitos pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), os laudos mostraram que todos os 21 pontosmonitorados da orla marítima de São Luís pelo Laboratório de Análises Ambientais (LAA) apresentam condições próprias para banho. l

Mais

Praias liberados para banho

Ponta d’Areia
Ao lado do Forte Santo Antônio, em frente ao Edifício Herbene Regadas, atrás do Hotel Praia Mar e do Bar do Dodô; em frente à Praça de Apoio ao Banhista e em frente ao Hotel Brisa Mar.
São Marcos
Em frente aos bares Do Chef, Marlene’s até a Barraca da Marcela e em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar e do Ipem até o Bar Kalamazoo e Foz do Rio Calhau.
Calhau
À direita da Elevatória II da Caema, em frente à Pousada Tambaú e do Bar Malibu.
Olho d’Água
À direita da Elevatória Iemanjá II e à direita da Elevatória Pimenta I
Praia do Meio
São José de Ribamar
Araçagi
São José de Ribamar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.