Eleições 2016

Mais de 600 mil eleitores vão às urnas neste domingo em SL

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, existem 659.779 eleitores aptos a votarem no segundo turno da eleição municipal; a operação ‘Eleições 2016’, desenvolvida pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, será intensificada neste segundo turno

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Após escolher o candidato, o eleitor confirma o voto apertando a tecla no painel da urna eletrônica
Após escolher o candidato, o eleitor confirma o voto apertando a tecla no painel da urna eletrônica (Após escolher o candidato, o eleitor confirma o voto apertando a tecla no painel da urna eletrônica)

Edivaldo Holanda Júnior (PDT) ou Eduardo Braide (PMN)? Um desses candidatos será a opção dos mais de 600 mil eleitores em São Luís que vão às urnas neste domingo,30, para escolher o próximo prefeito da capital maranhense pelos próximos quatro anos. Todas as precauções estão sendo tomadas pelas autoridades para que o pleito transcorra de forma tranquila. A votação ocorrerá das 8h às 17h em 1.968 seções eleitorais de 260 locais de votação da cidade.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), em São Luís existem 659.779 eleitores aptos a votarem no segundo turno da eleição municipal. No primeiro turno, um total de 566.975 eleitores compareceu (85,93%) enquanto que 92.804 deixaram de votar (14,7%).

Quem ainda tem dúvidas sobre documentação exigida para a votação, no título de eleitor constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde vota, pode consultar o local de votação e o número do seu título no site do TRE-MA (www.tre-ma.jus.br), guias Eleitor / Título e Local de Votação. Para esta consulta, basta informar o nome, data de nascimento e nome da mãe.

No dia da eleição, não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, é necessário apresentar ao mesário um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento.

Durante a votação, as pessoas devem votar no candidato de sua preferência, digitando os seus dois números. Logo em seguida, vai aparecer o nome e a foto dele e, caso esteja correto, tecle “confirma”. Se você errou o número, tecle “corrige” e digite os números corretos, repetindo a operação até confirmar o seu voto. Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra “FIM” e emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.

O eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e, em consequência, não votar, deve justificar a ausência. A justificativa pode ser feita no dia da eleição em um dos postos de justificativa ou em até 60 dias após a ausência.

Segurança reforçada

A segurança será reforçada durante a eleição deste domingo em São Luís. Além da Polícia Militar (PM), tropas do Exército estarão à disposição para garantir que haja a tranquilidade dos eleitores. O Corpo de Bombeiros também vai atuar no caso de alguma eventualidade ser registrada.

A autorização para o envio de reforço das tropas do Exército foi dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão realizada no dia 13 deste mês. De acordo com o TSE, o reforço é necessário após os episódios registrados às vésperas do primeiro turno da eleição na cidade, onde escolas e ônibus foram queimados.

Ao contrário do que ocorreu no primeiro turno, quando partiu do Governo do Maranhão o pedido de reforço federal para a cidade, desta vez a autorização foi dada sem a necessidade de pedido do Poder Executivo Estadual.

Policiamento

A operação ‘Eleições 2016’, desenvolvida pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), será intensificada neste segundo turno na capital. A atividade tem como objetivo a prevenção de ocorrências. Para essa ação, foi reforçado o efetivo de policiais militares que farão monitoramento em pontos estratégicos de bairros mapeados como de risco e também nos coletivos e paradas de ônibus.

As equipes serão distribuídas nos pontos estratégicos de bairros onde houve registros de atos violentos nos últimos dias. Os cinco terminais de integração também serão alvo da ação preventiva da Polícia Militar. O trabalho inclui abordagens a pessoas, nos terminais e dentro dos ônibus. Equipes estarão distribuídas nestes locais para garantir o direito de ir e vir da população e dos trabalhadores rodoviários.

Além dos policiais militares destacados para a segurança do período, a força-tarefa da Segurança Pública conta, ainda, com apoio do Batalhão Tiradentes, Centro Tático Aéreo (CTA), Cavalaria, reforço das Forças Armadas e parceria com TRE-MA, Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e Ministério Público (MP-MA).

Trânsito

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito Transporte (SMTT), vai viabilizar a frota total de ônibus coletivos neste domingo em razão do segundo turno das eleições 2016.

A disponibilização total da frota durante todo o dia visa facilitar o deslocamento dos eleitores, ida e volta, até os respectivos locais de votação, considerando a necessidade de adequação do quantitativo de ônibus para a demanda proveniente da realização do processo eleitoral.

A SMTT informou que, em complemento a esta ação, será disponibilizada a frota reserva nos terminais de integração, a mesma dos dias úteis. Disse ainda que em relação ao trânsito será realizada operação regular nas vias de acesso aos locais de votação.

Peça

Números

- 659.779 é a quantidade de eleitores em São Luís.

- 1.968 é a quantidade de urnas eletrônicas e seções eleitorais.

- 260 é a quantidade de locais de votação.

O que é proibido no dia das eleições

- O uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata;

- A arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna;

- A divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, mediante publicações, cartazes, camisas, bonés, broches ou dísticos em vestuário;

- É proibido ao eleitor, na cabina de votação, o uso de celular (inclusive para tirar “selfie” do momento do voto). Também são vedadas máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer esse sigilo. Cabe à mesa receptora reter esses objetos enquanto o eleitor estiver votando;

– São vedados, no dia do pleito, até o término do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado e os instrumentos de propaganda (bandeiras, broches ou dísticos e adesivo), de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos;

- No recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras, é proibido aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato;

- O fornecimento de transporte para eleitores da zona rural e o fornecimento de alimentação.

O que é permitido no dia das eleições

- A manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos;

- No dia das eleições, durante os trabalhos, aos fiscais partidários, nos trabalhos de votação, só é permitido que, de seus crachás, constem o nome e a sigla do partido político ou da coligação a que sirvam, vedada a padronização do vestuário. O número do partido não pode constar nesse material, pois se confunde com o número do candidato;

- O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, ao votar, poderá ser auxiliado por pessoa de sua confiança;

- Será permitido o uso de instrumentos que auxiliem o eleitor analfabeto a votar.

Peça

Mais

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar), junto com TRE, realizará um Plano Operacional com o intuito de garantir o fornecimento de energia elétrica com qualidade e segurança e o rápido restabelecimento do sistema em caso de falta a todos os pontos mapeados pelo tribunal onde ocorrerão votações em São Luís.

A Cemar disponibilizará equipes que poderão ser acionadas em uma possível contingência para inspeção prévia da rede. Além disso, equipes estarão posicionadas estrategicamente junto à sede do TRE equipadas para comunicação com o Centro de Operações Integradas (COI) e rapidez no atendimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.