Protestos

Instituições de ensino continuam ocupadas por estudantes em SL

Movimento é um protesto contra a tramitação da PEC 241, que prevê corte em gastos públicos

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Estudantes no prédio do IFMA, no Monte Castelo, que está ocupado
Estudantes no prédio do IFMA, no Monte Castelo, que está ocupado (Colun ocupado)

Em protesto à tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 241, que prevê corte de gastos em setores sociais, estudantes mantém ocupados vários prédios de instituições de ensino em São Luís. O Colégio Universitário, o Colun, no campus Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão, e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Monte Castelo, por exemplo, estão com as atividades suspensas por causa do movimento.

Além destes dois locais, o Centro de Ciências Humanas da UFMA e o campus do Centro Histórico do IFMA estão ocupados por representantes de movimentos contrários à PEC dos gastos públicos. De acordo com membros do grupo Ocupa IFMA, os campi de Açailândia e Pinheiro também estão ocupados.

No Colégio Universitário da UFMA, os estudantes estão no prédio desde quarta-feira,26. O Estado não teve acesso à parte interna do Colun. Segundo a representante dos estudantes, Ana Beatriz Rocha, na segunda-feira haverá uma assembleia em que os membros do movimento deverão decidir se manterão ou não a ocupação.

No IFMA, Monte Castelo, a ocupação também iniciou-se na quarta-feira, 26. No local, de acordo com a organização do movimento Ocupa IFMA, cerca de 150 estudantes estão no prédio. Além de protestar contra a PEC dos gastos, os estudantes promovem atividades culturais, como oficinas de pintura e teatro. “ É uma forma de nós protestarmos e, ao mesmo tempo, manter a essência do movimento”, disse Beatriz Santos, representante do Ocupa IFMA.

Nas redes sociais, na quinta-feira, 27, um aluno da UFMA informou que, um professor de Filosofia da instituição atirou uma cadeira em direção aos estudantes que ocupam o CCH da UFMA. Até o fechamento desta edição, a universidade não se pronunciou sobre o assunto.

Mais

Apesar da ocupação do campus Monte Castelo do IFMA, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão informou que o local não deixará de sediar seções eleitorais neste domingo, 30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.