Preparação

Estudantes intensificam estudos para o Enem 2016

Neste último fim de semana que antecede o concurso, que ocorrerá dias 5 e 6 de novembro, candidatos reforçam a revisão em cursinhos; em São Luís, 115.002 estão inscritos no exame

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Candidatos concentrados em aula em cursinho
Candidatos concentrados em aula em cursinho (Cursinho)

Os 115.002 candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em São Luís, no próximo fim de semana (5 e 6 de novembro), estão se esforçando para conseguir uma vaga no ensino superior e, para isso, passam até mesmo o dia inteiro, fins de semana e feriados estudando. E neste fim de semana que antecede o concurso, o estudo será intensificado nos cursinhos preparatórios.
É o que farão os amigos Isanilton Dias, Lincon Casseb e Erika Lima. O primeiro tenta uma vaga para Engenharia Civil, enquanto os outros dois almejam o tão cobiçado curso de Medicina. Para conseguir seu intento, eles ficam segunda, terça, quarta-feira e sábado pela manhã, tarde e noite no cursinho, no bairro Renascença.
Lá, além das aulas, eles aproveitam a biblioteca para se aprofundarem mais nos temas. “A gente assiste aula de manhã, à tarde vai para a biblioteca estudar e à noite temos mais aula”, explica Lincon, de 19 anos.
Daqui até o dia das provas, a tendência é de que o ritmo das aulas aumente ainda mais. Nem mesmo o feriado do dia 2 de novembro (Finados) irá fazer com que os alunos parem seus estudos.

Maranhão
Em todo o Brasil, 8.627.195 candidatos farão o Enem nos dias 5 e 6 de novembro. Desse total, 327.800 pessoas farão as provas no Maranhão, o que representa 3,8% do total de candidatos. Na capital maranhense, 115.002 se inscreveram.
De acordo com o professor Antônio José, é importante que os candidatos mantenham a calma nessa reta final que antecede a realização do Enem.

Mais

Como o Maranhão não aderiu ao horário de verão, as provas no estado serão aplicadas uma hora mais cedo em relação a Brasília. Dessa forma, os portões dos locais de prova abrem às 11h e fecham às 12h. Às 12h30 terá início a aplicação do exame.

Números

327.800 estão inscritos no estado

115.002 em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.