Eleições 2016

Escutec/O Estado mostra Edivaldo Júnior com 7% a frente de Eduardo Braide

Candidato a reeleição aparece com 49% e Eduardo Braide com 42%; em relação ao levantamento anterior, Edivaldo cresceu 4 pontos e seu adversário caiu 3%

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
(Pesquisa)

Na disputa eleitoral em São Luís, o Instituto Escutec mostra pesquisa encomendada pelo jornal O Estado que o candidato a reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) da coligação Pra Seguir em Frente, estar com sete pontos percentuais à frente de seu adversário, Eduardo Braide, candidato do PMN. Essa é a última pesquisa divulgada pelo instituto antes do segundo turno da sucessão em São Luís.
Em um cenário estimulado, Edivaldo Júnior aparece com 49% das intenções de voto contra 42% de Eduardo Braide. Entre os entrevistados, 4% disseram que não votaria em nenhum dos candidatos e 5% não sabem ou não responderam.

Espontânea
O instituto também apresenta um cenário de pesquisa espontânea. Nesse cenário, aparece em primeiro Edivaldo Holanda Júnior com 47%. Eduardo Braide tem 41%. Não votaria em ninguém somou 4% e não sabe ou não respondeu, 8%.
Comparando a pesquisa divulgada no fim de semana passado em que os dois candidatos apareciam empatados com 45% cada, Edivaldo Holanda Júnior cresceu quatro pontos e Eduardo Braide caiu cerca de 3%.
Dentro da margem de erro, a queda de Braide é considerada dentro do esperado já que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Definição
A Escutec também questionou os eleitores entrevistados sobre a definição do voto a ser dado neste domingo. Disseram já ter o voto definido 85% dos entrevistados. Outros 9% admitiram que ainda poderão mudar o voto até o dia da votação e 6% disseram não saber ou não responderam.
O levantamento também trouxe o cenário de rejeição dos dois candidatos. Aparece em primeiro o candidato Eduardo Braide com 41% de rejeição contra 36% de Edivaldo Holanda Júnior.
A opção nenhum dos candidatos foi a escolha de 9% dos pesquisados e 14% disseram não saber ou não responderam.

Escutec ouviu mais de mil eleitores

A pesquisa do Instituto Escutec foi encomendada pelo jornal O Estado e tem registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo MA 02907/2016. Foram ouvidos 1100 pessoas nos dias 26 a 28 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.