Debate na TV Mirante

Pesquisa aponta vitória de Braide sobre Edivaldo em debate

Eduardo Braide e Edivaldo Holanda Júnior participaram de debate ontem a noite na TV MIrante

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Edivaldo na TV Mirante
Edivaldo na TV Mirante

Os candidatos a prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN) protagonizaram um debate tenso ontem na TV Mirante. Além de troca de acusações, os candidatos tentaram desconstruir a imagem do oponente e deixaram as propostas de governo em segundo plano.

Logo no primeiro bloco, o candidato Edivaldo Júnior apontou uma suposta investigação da Policia Federal (PF) por crime de lavagem de dinheiro contra Braide, relacionado a um caso de Anajatuba, explorado pela mídia nas últimas duas semanas.

“As acusações são de fraude, corrupção ativa e lavagem de dinheiro envolvendo as suas emendas para o município de Anajatuba. O esquema foi denunciado até no quadro do Fantástico. Eduardo aproveite e explique para a população que quer saber”, disse.

Eduardo Braide no debate
Eduardo Braide no debate

Braide rechaçou qualquer relação com o caso e solicitou para que a sua assessoria de comunicação publicasse em sua página, no Facebook, as certidões negativas da Polícia Federal, e da Justiça Estadual e Federal, que atestavam não haver qualquer tipo de investigação ou processo contra si. As certidões foram publicadas, como apurou O Estado. O candidato do PMN acusou o pedetista de perseguição política.

“Edivaldo deve estar acostumado com o grupo político dele que tem uma fabrica de maldades. Todos os dias eu sou vítima de uma televisão, a TV Difusora, que é comandada pelo partido do prefeito, onde ele atira a pedra e esconde a mão, e tem como o seu coordenador de campanha, deputado Weverton Rocha, um verdadeiro articulador de todas as maldades que são feitas contra mim e minha família. Edivaldo, eu fiz um desafio a você no primeiro turno. Publiquei todas as minhas certidões negativas no facebook, quero que você mostre se eu respondo a algum processo. Na verdade, é mais um dos documentos que foram forjados nesta campanha e que tentam atribuir a mim”, respondeu.

Recursos – Durante o primeiro bloco, os candidatos também trocaram acusações sobre o tema Educação. Braide afirmou que Edivaldo havia recebido recursos do Governo Federal, nos primeiro e segundo ano de gstão, para construir creches e escolas na capital. Edivaldo rebateu, e disse que o adversário faltou com a verdade sobre o tema.

“Peço para a minha equipe publique no Facebook o documento que prova que não houve depósito de recurso do FNDE para a construção da creche desde o primeiro ano. O que há é R$ 38 milhões empenhados e existe diferença entre empenho e financeiro”, rebateu.

Já nas discussões de tema livre, Edivaldo Júnior afirmou que Braide tentou esconder durante a campanha eleitoral, que foi secretário do ex-prefeito João Castelo (PSDB).

Na réplica, Eduardo Braide admitiu ter sido secretário do tucano, mas ponderou que durante o período da gestão na Secretaria de Orçamento Participativo, não houve registro do escândalo do Isec, alvo de investigação do Ministério Público na atual gestão.

“Ele diz que o gestor anterior acabou com a educação, mas o secretário de educação do prefeito Edivaldo, é o mesmo do ex-prefeito Castelo. A secretária de Saúde de Edivaldo é a mesma de João Castelo. O secretário de Esportes de Edivaldo foi de Castelo. O secretário de Trânsito da atual gestão, também foi de Castelo. Edivaldo, qual foi o acordo que você fez com João Castelo?”, finalizou.

Mais

Os candidatos a prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN) também trataram, durante o debate, de mobilidade urbana, meio ambiente, emprego e feiras e mercados. No último bloco, eles trataram do reajuste da tarifa de ônibus na gestão pedetista e da suposta previsão do reajuste no contrato assinado junto às empresas de transporte para o ano de 2017, discutiram sobre o tema da assistência social e da falta de parceria entre o município e o Hospital Aldenora Bello e a Aapae. Após as discussões, os candidatos utilizaram, cada um, o tempo de 2 minutos e 30 segundo para as considerações finais.

Frase:

“O candidato Eduardo Braide mais uma vez falta com a verdade e vem trazer informações erradas para a população”, Edivaldo Holanda Júnior, candidato a prefeito do PDT.

“O candidato Edivaldo Júnior faz parte de um grupo que tem uma fábrica mentiras. Sou alvo de ataques todo dia. Só falta dizer que eu faço parte do Estado Islâmico”, Eduardo Braide, candidato a prefeito pelo PMN.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.