Vale

EFC movimentou quase 115 milhões de toneladas

Segundo balanço da Vale, o volume acumulado de janeiro a setembro deste ano representa um acréscimo de 18% em relação a igual período de 2015

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Trem circula pela Estrada de Ferro Carajás, carregado com minério de ferro, uma das principais cargas/Divulgação
Trem circula pela Estrada de Ferro Carajás, carregado com minério de ferro, uma das principais cargas/Divulgação (Vale)

A Vale fez um balanço da movimentação de carga e passageiros no seu sistema de logística Norte (Maranhão e Pará), no período de janeiro a setembro deste ano, abrangendo a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM). Somente a EFC movimentou 114,9 milhões de toneladas (MT) de minério de ferro e carga geral no período.
Esse volume movimentado na EFC corresponde a um acréscimo de 18% em relação a igual período do ano anterior. O minério de ferro foi o principal produto transportado pela ferrovia, totalizando 111,3 milhões de toneladas no período.
Pela EFC também circula o Trem de Passageiros, que de janeiro a setembro transportou mais de 220 mil pessoas. O serviço oferecido pela Vale atende às populações de 27 municípios, sen­do 23 no Maranhão e quatro no Pará.
Já no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, foram embarcadas 108,6 milhões de toneladas de produtos no período. Deste total, 107,6 milhões de toneladas correspondem ao transporte de minério de ferro.
De acordo com o balanço, somente no terceiro trimestre deste ano a Vale desembolsou (entre custeio e investimento) um total de US$ 343,3 milhões para dar suporte às suas operações de logística no Maranhão.
No terceiro trimestre, a empresa produziu 92,1 milhões de toneladas de minério de ferro. Deste total, 38,7 milhões de toneladas foram produzidas no Complexo Minerador de Carajás, em Parauapebas (PA), repre­sentando um aumento de 2,2 milhões de toneladas (5,9%) em relação ao segundo trimestre deste ano.
Segundo a Vale, o aumento deveu-se, entre outros fatores, à melhor performance operacional de mina e usina, além da maior utilização de processamento a seco. Em Carajás, mais de 70% da produção é realizada desta forma, ou seja, sem o uso de água.

Projeto S11D
Nesse período, o projeto S11D (incluindo mina, usina e logística associada - CLN S11D) alcançou 83% de avanço físico consolidado, sendo composto por 95% de avan­ço físico na mina e 74% na logística. A duplicação da ferrovia alcançou 58% de avanço físico, com 281 km de ferrovia entregues no trimestre.
O ramal ferroviário teve sua operação iniciada este mês, com a circulação do primeiro trem com 330 vagões por toda a rota do ramal, incluindo a pera ferroviária.
Já o porto off-shore no terminal marítimo da Ponta da Madeira iniciou o comissionamento com testes de carga, este mês, tendo carregado um navio capesize com 160 mil toneladas de minério. A previsão é que entre em operação em novembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.