Protesto

Grevistas da Aged fazem distribuição de churrasco

Categoria está em greve desde o dia 3 deste mês, e a principal reivindicação é o concurso público que foi prometido pelo Governo do Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Funcionária da Aged, em greve, entrega churrasquinho durante ato
Funcionária da Aged, em greve, entrega churrasquinho durante ato (churrasco)

Em greve desde o início do mês, servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) distribuíram na manhã de ontem churrasquinhos para moradores do bairro São Francisco, em São Luís. O ato foi realizado em frente à sede da agência, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, onde os servidores mais uma vez reivindicaram a realização de um concurso público para a categoria.

Desde o momento em que os servidores paralisaram as suas atividades, no dia 3 deste mês, protestos semelhantes ao de ontem foram realizados pela categoria. No dia 6, os funcionários distribuíram bananas para os moradores do São Francisco. A fruta simbolizava o tratamento que eles têm recebido do Governo do Estado em relação às suas reivindicações.

Já no dia 14, a categoria promoveu um novo ato, dessa vez distribuindo brinquedos para as crianças carentes da comunidade, ação essa realizada em homenagem ao Dia das Crianças. Desde o início dos protestos, a categoria reclama da reluta por parte do Governo do Estado em atender às reivindicações dos servidores.

Desde o dia 3, a categoria iniciou uma paralisação que segue por tempo indeterminado em to­das as 18 regionais do Maranhão. Apenas 30% dos servidores estão em atividade, conforme determina a legislação.

Protesto
A manifestação de ontem foi organizada pelo Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (Sinfa). A principal reclamação da categoria é com relação à falta de concurso público para a Aged. Segundo os organizadores do ato, a defasagem de pessoal tende a prejudicar os resultados da fiscalização da qualidade e da circulação dos produtores de origem animal e vegetal no Maranhão.

De acordo com o presidente do sindicato, Francisco Saraiva, hou­ve uma grande arrecadação do Maranhão nos últimos meses, o que poderia viabilizar a realização de um concurso público para a categoria, mas isso não aconteceu.

“Esse ato é para mostrar o descaso que o Governo do Estado vem dando à nossa categoria, que é um grupo estratégico para o desenvolvimento do estado do Maranhão e que simplesmente o governo ainda não entendeu. Há seis meses o governador Flávio Dino anunciou o concurso público para a nossa e outras categorias. Todos os outros foram realizados, menos o da Aged. A situação fiscal do estado é boa e ele pode sim realizar o nosso concurso público”, disse Francisco Saraiva.

Por meio de nota, o Governo do Estado informou que está em negociação com os grevistas para viabilizar o retorno de 100% das atividades da Aged. Reuniões vêm sen­do realizadas com representantes do movimento grevista para discutir suas demandas, especialmente a de rea­­li­zação do concurso público.

O governo disse também que está ciente das reivindicações dos funcionários pela valorização da carreira agropecuária e estuda formas de resolver a situação para que tanto os servidores do setor quanto os cidadãos maranhenses, que dependem do trabalho de fiscalização e inspeção agropecuária sejam contemplados.

SAIBA MAIS

Com a paralisação dos servidores agropecuários, algumas atividades estão suspensas como, por exemplo, a fiscalização do trânsito animal e vegetal dentro do estado; a inspeção agropecuária, frigoríficos e laticínios; fiscalização do comércio e uso de agrotóxico nas propriedades; a montagem da estrutura da campanha contra a febre aftosa, entre outras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.