Posicionamento

Em carta, reitor do IFMA diz que ocupação é compreensível

Francisco Roberto Brandão Ferreira divulgou carta à comunidade acadêmica no Dia do Servidor com críticas a medidas em tramitação

O Estadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Reitor do IFMA, Francisco Roberto Brandão Ferreira
Reitor do IFMA, Francisco Roberto Brandão Ferreira (reitor do IFMA)

O reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Francisco Roberto Brandão, aproveitou o Dia do Servidor Público, comemorado hoje (28), para homenagear os funcionários da instituição, mas aproveitou para manifestar apoio aos estudantes que ocupam o prédio da instituição no Centro Histórico.

"É plenamente compreensível que os estudantes do IFMA tenham deliberado por promover pressão política através das ocupações pacíficas nos campi em protesto contra a PEC 241, a MP da Reforma do Ensino Médio e o Programa da Escola Sem Partido. Temos acompanhado tais atos, bem como os debates e demais manifestações que tem ocorrido em todo o estado e reconhecemos a sua relevância. Trata-se do exercício democrático da cidadania por parte dos estudantes que assim deliberaram por livre iniciativa. Trata-se de um movimento pacífico, legítimo e sem qualquer atentado contra o patrimônio público, em que o diálogo com a instituição tem prevalecido", destaca o reitor na carta, publicada no site do IFMA.

Carta à comunidade do IFMA e à sociedade maranhense

Homenageamos os 2.600 servidores e 950 funcionários terceirizados que compõem a família do Instituto Federal do Maranhão, por sua inigualável contribuição para a educação de milhares de jovens e adultos neste estado, com seu trabalho, dedicação, postura ética e profissionalismo.

A grandiosidade do IFMA, com seus 33.500 alunos distribuídos em 29 campi, a sua inserção internacional, a projeção de sua pesquisa e a qualidade do ensino e das ações de extensão somente foram conquistados pela honestidade, presteza, postura transparente, pontualidade, boa-fé, eficiência e pelo planejamento desses trabalhadores.

O IFMA, através de seu corpo funcional, vem contribuindo, significativamente, para o alcance da meta institucional de viabilizar as condições para transformação social no Maranhão, com a melhoria dos indicadores sociais, por meio da educação, ciência e da tecnologia.

Portanto, a você, servidor, servidora e prestador de serviço terceirizado, só tenho a agradecer pelo trabalho incansável que vem sendo realizado.

Porém, é extremamente preocupante a aprovação, pela Câmara Federal, do Projeto de Lei Complementar 257 (ora em apreciação no Senado Federal). Ele prevê o cumprimento de metas para despesas com pessoal, incluindo os pagamentos com terceirizados nos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). E, na prática, isso significará limites concretos à possibilidade de reajustes salariais ou dos contratos.

Tal limitação, aliada à ausência de fixação, pela Lei Orçamentária Anual de 2017, da matriz de custeio atual acrescida da incidência do IPCA, como propõe o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), compromete a consolidação do IFMA e de toda Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Completa-se o cenário desestabilizador da educação profissional, científica e tecnológica pública e de qualidade com a Proposta de Emenda Constitucional 241 (já recebida no Senado Federal) que fixa limites de investimentos públicos na educação por 20 anos.

Portanto, é plenamente compreensível que os estudantes do IFMA tenham deliberado por promover pressão política através das ocupações pacíficas nos campi em protesto contra a PEC 241, a MP da Reforma do Ensino Médio e o Programa da Escola Sem Partido.

Temos acompanhado tais atos, bem como os debates e demais manifestações que tem ocorrido em todo o estado e reconhecemos a sua relevância. Trata-se do exercício democrático da cidadania por parte dos estudantes que assim deliberaram por livre iniciativa. Trata-se de um movimento pacífico, legítimo e sem qualquer atentado contra o patrimônio público, em que o diálogo com a instituição tem prevalecido.

E para que o IFMA possa prosseguir como a maior e melhor instituição de ensino público de nosso estado, retratada inclusive nos resultados do Enem, desde a sua criação (mas que neste ano não obteve o reconhecimento social pela exclusão efetuada pelo Instituto Anísio Teixeira por motivos ainda não explicados de forma verossímil), torna-se necessário que todo o corpo funcional mantenha esse compromisso com a sociedade maranhense: um compromisso de mudança.

E não há dúvida: tal compromisso institucional somente poderá persistir enquanto o IFMA conservar a sua missão de executor de políticas públicas e não se tornar mero prestador de serviço, com estudantes travestidos em clientes, tendo a educação como um produto.

Essa é meta de todo o corpo funcional do IFMA: fazer a diferença para e pelo Maranhão, com competência, ética, gestão profissional e diálogo com a sociedade, através da educação pública e de qualidade.

Muito obrigado e parabéns !

Francisco Roberto Brandão Ferreira

Reitor

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.