Rússia

''Denúncias de ingerência russa em eleição nos EUA são histeria'', diz Putin

''Por acaso os EUA são uma República das Bananas?'', questionou Putin; presidente russo fez a declaração durante fórum no balneário de Sochi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, qualificou ontem de "histeria" as denúncias sobre a suposta ingerência do Kremlin nas eleições presidenciais nos Estados Unidos.

"Por acaso os Estados Unidos são uma República das Bananas? Os Estados Unidos são uma grande potência", disse Putin, durante o fórum internacional de debate Valdai, no balneário de Sochi, no Mar Negro.

Além disso, perguntou: "Como pode a Rússia influir na eleição do povo americano?". E acrescentou que é "uma ocupação muito rentável" falar da ameaça de "hackers, espiões e agentes de influência russos".

Suspeitas
A história teve início em maio, quando o Comitê Nacional do Partido Democrata desconfiou de algo errado em sua rede de computadores e pediu uma auditoria a uma firma de segurança eletrônica. A varredura encontrou dois grupos de hackers no sistema, um deles já presente há quase um ano.

"Descobrimos que a rede tinha sido invadida e comunicações, bem como perfil de candidatos (os EUA também terão eleições legislativas no mês que vem) tinham sido examinadas", disse à BBC o chefe segurança da empresa Crowdstrike e ex-diretor do FBI Shawn Henry.

"Acreditamos que o governo russo esteja por trás da operação e que esteja envolvido em uma campanha de obtenção de inteligência contra candidatos".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.