Debate

Debate da TV Mirante encerra campanha de candidatos em SL

Programa será exibido ao vivo pela emissora a partir das 22h25; serão três blocos para perguntas, respostas e considerações finais no debate, que terá duração de 1 hora

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
(Jornalista fiscaliza montagem de cenário para debate)

Os candidatos a prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN) serão os protagonistas do debate promovido hoje pela TV Mirante. O programa será exibido ao vivo pela emissora, a partir das 22h25.

O debate encerra o período de campanha eleitoral dos candidatos e é encarado pelos coordenadores de campanha dos postulantes ao cargo de prefeito como decisivo para a disputa eleitoral.

O programa terá duração de 1 hora e será divido em três blocos. O primeiro bloco será destinado para perguntas com tema livre; o segundo bloco para perguntas com temas determinados por sorteio e o terceiro bloco será destinado para perguntas de tema livre mais as considerações finais.

Os temas que poderão ser sorteados no segundo bloco são: Combate à Corrupção, Orçamento Municipal, Saúde, Saneamento Básico, Creche, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana, Feiras e Mercados, Cultura, Turismo, Plano Diretor, Segurança, Emprego, Lixo, Habitação e Meio Ambiente.

O mediador será o jornalista Tonico Ferreira, da Rede Globo de Televisão, que atuou também no debate realizado no primeiro turno.

Provocação – Desde o início da campanha de segundo turno, os próprios candidatos a prefeito elevaram a expectativa no eleitorado em relação ao debate da TV Mirante.

No seu programa veiculado no rádio e na TV durante o horário eleitoral gratuito, Edivaldo Holanda Júnior chegou a convocar Braide para o debate. A declaração do pedetista soou com provocação a Braide.

“Minha campanha segue como começou, mostrando o que fiz, falamos dos desafios, das conquistas e também do que ainda propomos a fazer por São Luís. Uma campanha propositiva, limpa, respeitando o eleitor, uma campanha verdadeira. Quero agora debater ‘cara a cara’ com meu adversário, vamos ver quem tem trabalho por São Luís e quem tem história de vida para oferecer para o julgamento soberano da população. Você já sabe, no próximo dia 28, na TV Mirante, eu estarei lá para esse encontro democrático”, disse.

Esta semana, Eduardo Braide respondeu ao pedetista. “Edivaldo, não precisa ficar me chamando para o debate, pois eu fui em todos os compromissos. Espero que desta vez você compareça”, respondeu.

As regras para o debate da TV Mirante foram definidas com a direção da emissora e representantes dos candidatos na semana passada. Eduardo Braide e Edivaldo Júnior confirmaram presença no programa.

Mais

Pelas regras do debate, caso haja ausência de algum dos dois candidatos a prefeito, o seu lugar permanecerá vazio com uma placa que o identifique. O candidato presente poderá contar ao público as duas perguntas que faria ao adversário e terá direito a uma entrevista de 20 minutos na emissora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.