Eleição 2016

Candidatos confirmam presença no debate da TV Mirante

Momento é o último e único embate entre Edivaldo Jr. e Eduardo Braide antes dos eleitores irem até às urnas no domingo (30), na capital maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Edivaldo Jr. e Eduardo Braide se enfrentam nesta noite
Edivaldo Jr. e Eduardo Braide se enfrentam nesta noite (candidatos 2º turno)

SÃO LUÍS - Os candidatos que disputam o 2º turno da eleição em São Luís já confirmaram presença no debate que ocorre na noite desta sexta-feira (28), após a novela Lei do Amor, na TV Mirante. Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN) disputam, no domingo (30), o cargo de prefeito da capital.

O debate é o único e último embate entre os dois candidatos antes dos eleitores irem até às urnas. Uma grande expectativa gira em torno do confronto, já que o momento foi decisivo no 1º turno.

As agendas, que são divulgadas diariamente pelos candidatos, confirmam a presença dos dois no debate de hoje. Além disso, mobilizações nas redes sociais estão sendo feitas para que os eleitores acompanhem o programa.

Provocações

Durante a campanha eleitoral no 2º turno, outras emissoras de TV, jornais e entidades enviaram convites de debates para os dois candidatos, mas todos foram recusados por Edivaldo Jr. Mas, desde o início da campanha de segundo turno, os dois elevaram a expectativa no eleitorado em relação ao debate da TV Mirante.

No seu programa veiculado no rádio e na TV durante o horário eleitoral gratuito, Edivaldo Holanda Júnior chegou a convocar Braide para o debate. A declaração do pedetista soou com provocação a Braide.

“Minha campanha segue como começou, mostrando o que fiz, falamos dos desafios, das conquistas e também do que ainda propomos a fazer por São Luís. Uma campanha propositiva, limpa, respeitando o eleitor, uma campanha verdadeira. Quero agora debater ‘cara a cara’ com meu adversário, vamos ver quem tem trabalho por São Luís e quem tem história de vida para oferecer para o julgamento soberano da população. Você já sabe, no próximo dia 28, na TV Mirante, eu estarei lá para esse encontro democrático”, disse.

Esta semana, Eduardo Braide respondeu ao pedetista. “Edivaldo, não precisa ficar me chamando para o debate, pois eu fui em todos os compromissos. Espero que desta vez você compareça”, respondeu.

Importância

Ainda no primeiro semestre deste mês, a Escutec/OEstado fez levantamento da influência dos debates da televisão na hora de escolher o candidato no 1º turno, em São Luís. De acordo com a pesquisa, 70,73% dos entrevistados acompanhou o horário eleitoral pela TV. Para 80,46% o que mais chamou a atenção foram os debates.

Os números da Escutec mostraram, ainda, que 50,80% assistiu ao debate da TV Mirante, no dia 29 de setembro, na íntegra. Outros 37,70% afirmaram ter “assistido em parte”.

Os debates também devem influenciar no 2º turno, de acordo com o levantamento. Segundo a pesquisa, 65,36% dos eleitores afirmaram que os debates terão “muita importância” para sua decisão de voto na disputa entre Edivaldo e Braide. Além disso, 13,18% atribuíram a esse tipo de programa “importância relativa” na hora de escolher em quem votar.

O que acontece se algum candidato faltar?

Pelas regras do debate, caso haja ausência de algum dos dois candidatos a prefeito, o seu lugar permanecerá vazio com uma placa que o identifique. O candidato presente poderá contar ao público as duas perguntas que faria ao adversário e terá direito a uma entrevista de 20 minutos na emissora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.