Saúde

Saiba quais são as mudanças no calendário de vacinação

Principal novidade no Calendário 2016 é a inclusão da vacina contra a dengue

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Calendário de vacinação passou por mudanças
Calendário de vacinação passou por mudanças

O Calendário de Vacinação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) 2016 foi divulgado aos médicos e à sociedade neste mês de outubro. Resultado de um novo trabalho conjunto – conduzido pelos Departamentos Científicos de Imunizações e de Infectologia da SBP – o documento traz as recomendações da entidade para a aplicação de vacinas em crianças e adolescentes.

A principal novidade no Calendário 2016 é a inclusão da vacina contra a dengue, em nível individual, para pessoas a partir de 9 anos, para aqueles que vivem em áreas de risco para a doença, a partir de um esquema habitual de três doses (0, 6 e 12 meses). Em setembro, os DCs de Imunizações e de Infectologia já haviam divulgado outro documento, no qual analisavam aspectos relacionados a essa vacina, como segurança, recomendações de uso e contraindicações, entre outros tópicos.

Prevenção

“Trata-se de uma vacina que tem potencial importante para ajudar na prevenção às formas graves da dengue”, ressaltou o coordenador do DC de Infectologia, o médico Marco Aurelio Palazzi Sáfadi. Fabricada pela empresa francesa Sanofi Pasteur e registrada no Brasil desde dezembro de 2015, a Dengvaxia® é a primeira vacina desenvolvida contra a dengue no mundo e a única com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O fabricante garante proteção contra os quatro tipos do vírus da dengue. Segundo estudos, a proteção é de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% nas internações e eficácia global de pouco mais de 60% contra todos os tipos do vírus. De acordo com a SBP, a vacina não deve ser administrada em pessoas com imunodeficiências congênitas ou adquiridas, incluindo aquelas em terapia imunossupressora. Também não deve ser aplicada em gestantes, lactantes e pessoas que vivem com HIV/Aids.

Notas explicativas

Outro ponto de destaque no Calendário de Vacinação SBP 2016 é a reformulação das notas explicativas. O coordenador do DC de Imunizações, Renato Kfouri, chama atenção para o fato de que os textos, onde são apresentados dados técnicos e orientações sobre cada uma das vacinas, são parte integrante do Calendário e, portanto, devem ser usados pelos pediatras na orientação para cada caso.

Neste ano, segundo Kfouri, o texto das notas passou a ser mais claro, objetivo e detalhado para subsidiar adequadamente os médicos em suas decisões. Entre outros pontos, essas notas oferecem uma comparação entre o esquema de vacinas disponível na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e o esquema sugerido pela SBP. Esse trabalho materializa a continuidade de esforços conjugados dos DCs de Imunizações e de Infectologia, que elaboraram o documento após várias rodadas de discussões.

Novo calendário de vacinação
Novo calendário de vacinação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.