Efeito estufa

Maranhão emitiu mais de 77 milhões de toneladas de gases do efeito estufa em 2015

Dados são do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases do Efeito Estufa, plataforma do Observatório do Clima

O Estadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Queimadas e desmatamento são principais responsáveis por emissões
Queimadas e desmatamento são principais responsáveis por emissões (desmatamento)

O Maranhão emitiu 77.772.136 milhões de toneladas de gases de efeito estufa no ano passado, segundo dados do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Seeg), plataforma criada pelo Observatório do Clima. Em relação a 2014, houve uma redução de 4.704.559 milhões de toneladas.

A maior parte das emissões são causadas por mudanças no uso da terra e florestas, com mais de 50 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente (CO2 e a soma de todos os gases convertidos em dióxido de carbono) emitido. Em seguida ficam energia e atividades agropecuárias, com mais de 12 milhões de toneladas de gases emitidos, cada uma.

Ainda de acordo com o levantamento do Seeg, o Brasil emitiu, em 2015, 66 milhões de toneladas de gases do efeito estufa a mais do que no ano anterior, o que representa um aumento de 3,5% nas emissões brasileiras no período. No caso do Brasil, a 69% das emissões são causadas por atividades agropecuárias. Pará, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo são os Estados que mais emitiram gases do efeito estufa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.