Cobrança ao futuro gestor

Livreiros elaboram carta aberta para candidatos

Documento, intitulado “Por uma cidade com mais livros e leitores”, faz menção à falta de investimentos da Prefeitura de São Luís quanto a projetos culturais

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

A Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem) encaminhou aos candidatos a prefeito de São Luís uma carta aberta em que são feitas menções, de acordo com a entidade, à falta de investimentos em projetos culturais. No texto, os responsáveis fazem críticas à organização das últimas seis edições da Feira do Livro de São Luís (FeLis), que, em 2016, deverá ocorrer entre os dias 6 e 13 de novembro.

Entre os argumentos utilizados pela entidade para criticar as edições anteriores da FeLis estão “as constantes mudanças do local de realização”, o que tem – de acordo com a Alem – comprometido o planejamento dos autores. Além disso, a associação também cobrou espaços “adequados” para a exposição dos livros.

Outras razões apontadas pela Alem para criticar a precariedade das edições da FeLis estão a redução prevista para este ano do horário de funcionamento (das 13h às 22h) e a falta de planejamento, já que, ainda de acordo com a direção da entidade, a data da Feira este ano teria sido modificada sem o consentimento dos livreiros.

De acordo com um dos diretores da Alem, Milton Lira, a carta não é um documento partidário, e sim de cobrança e, ao mesmo tempo, de apresentação de soluções ao futuro gestor da cidade. “Esperamos que as pessoas não pensem que se trata de um mero aproveitamento eleitoral. É, sim, uma cobrança justa às autoridades, especialmente quanto à promoção da Feira do Livro, que deixou de ser um evento considerado referência para ser alvo de reclamações”, disse.

Ainda segundo o dirigente, é necessário que os próximos convidados da Feira do Livro (entre escritores, ilustradores, artistas e especialistas em literatura) sejam remunerados conforme acordado com a coordenação da FeLis. “É também uma exigência nossa e que faz parte das nossas reivindicações”, afirmou.
Até o fechamento desta página, a Prefeitura de São Luís não se pronunciou sobre as críticas feitas à Feira do Livro.

SAIBA MAIS

A Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem) é uma entidade de caráter cultural e educacional, sem fins lucrativos, criada em 2006. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva do livro e da leitura, especialmente em relação ao acesso, que compreende as livrarias e distribuidoras existentes no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.