Danos

Dnit solicita providências para rachadura sob ponte de São Luís

Dano sob a Ponte Marcelino Machado, sobre o Estreito dos Mosquitos, foi denunciado por O Estado no começo deste mês; Dnit já esteve no local e Crea deve analisar situação e notificar órgãos competentes para tomarem providências

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Veículos pesados trafegam diariamente em ponte sobre o Estreito dos Mosquitos, com grande rachadura
Veículos pesados trafegam diariamente em ponte sobre o Estreito dos Mosquitos, com grande rachadura (ponte )

No começo do mês, O Estado identificou, sob a Ponte Marcelino Machado, uma grande ra­cha­dura. Na ocasião, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) ressaltou que seria necessária uma vistoria in loco para se definir a gravidade da situação. On­tem, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) afirmou que já realizou uma vistoria no dia seguinte à publicação da reportagem e já solicitou maiores informações à Coordenação de Desenvolvimento e Projetos (CGDESP) quanto às providências a serem tomadas.

O conselheiro do Crea-MA, Cló­vis da Silva Souza Filho, analisou uma das fotos da rachadura existente na ponte sobre o Estreito dos Mosquito. Ele ressaltou que apenas com as imagens não poderia tecer um parecer técnico mais apurado da situação, mas que no­tificaria os órgãos competentes para analisarem a situação de per­to.

O engenheiro afirmou também que a ponte, por receber uma grande quantidade de cargas móveis, ocasionada pelo intenso fluxo de veículos, principalmente pesados, como ca­­minhões e ônibus, fica mais suscetível a ter deformações, mas isso não implica dizer que exista algum tipo de colapso que possa ser preocupante.

Histórico
Em agosto de 2014, foram descobertas fissuras nas bases de concreto da ponte. A passagem de um caminhão fez com que uma parte da estrutura cedesse, obrigando o Dnit a interditar a via para passagem de veículos.

Depois de melhorias emergenciais, apenas carros de passeio e veículos de carga com até 24 toneladas de peso puderam transpor o estreito. Veículos com peso acima desse limite passaram a utilizar a ponte ferroviária Benedito Leite, que foi adaptada com pranchas de madeira para receber o trânsito rodoviário. A situação melhorou depois da construção da nova ponte e da reforma total da antiga.

“Obras como essas utilizam coeficientes de segurança muito altos. Podem acontecer algumas deformações, mas isso não é ra­zão de um colapso ou risco iminente. É algo que deve ser investigado”, afirmou Clóvis da Silva Souza Filho.

SAIBA MAIS

A ponte sobre o Estreito dos Mosquitos tem cerca de 450 metros de comprimentos, por onde passam diariamente milhares de veículos, principalmente de cargas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.