Discussão sobre vaquejadas

Deputado acusa atriz de preconceito contra nordestinos

Segundo Pedro Vilela, Alex Deschamps teria dito: “Calem a boca que eu já pago o Bolsa Família para o Nordeste"

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Alex Deschamps discutiu com o deputado Pedro Vilela
Alex Deschamps discutiu com o deputado Pedro Vilela

SÃO LUÍS – A atriz e ativista Alex Deschamps se envolveu em uma polêmica, nesta terça-feira (25), em uma audiência realizada nas comissões do Esporte e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Em debate acalorado sobre a proibição das vaquejadas em todo país, após decisão do STF, Alexia, que integrava o grupo de ativista, chamou o deputado alagoano Pedro Vilela (PSDB) de moleque e proferiu, segundo o próprio deputado, a seguinte frase: “Calem a boca que eu já pago o Bolsa Família para o Nordeste". A declaração gerou bastante revolta em várias pessoas que presenciaram a cena, no próprio parlamentar, que fez um discurso de revolta logo em seguida, em nos internautas, que desde ontem atacam a atriz nas redes sociais.

Veja mais

Bancada maranhense defende a legalização da vaquejada

Decisão do STF sobre realização de vaquejadas causa protestos em cidades do Maranhão

Protesto contra fim de vaquejadas muda rotina da Esplanada dos Ministérios

Participavam da audiência ativistas pelos direitos dos animais, vaqueiros e veterinários, que discutiam a decisão do Superior Tribunal Federal, que julgou inconstitucional lei do estado do Ceará que regulamentava a vaquejada como política desportiva e cultural. Então durante a discussão, ao ouvir o posicionamento do deputado do PSDB, a atriz iniciou um bate-boca e se exaltou. “Eu pago imposto. Me respeite, seu moleque”, disse a atriz, que trabalhou nas novelas da Globo Escrava Isaura, Mulheres de Areia e o Cravo e a Rosa.

Em seguida, com os ânimos mais acalmados, Pedro Vilela pediu a palavra e disse: "A senhorita que está à minha frente virou para a audiência e proferiu essas palavras. Isso é admissível aqui nesta Casa", falou ele, emendando: "A convidada Alexia Dechamps teve uma postura inapropriada e repulsiva. Ela desrespeitou um povo que muito trabalha para o crescimento do Brasil".

Por fim, o deputado afirmou que tomara as medidas cabíveis. "Não podemos admitir nenhum tipo de preconceito, seja ele qual for. Enquanto parlamentar e nordestino já estou tomando as medidas judiciais cabíveis".

Ataques na internet

Em sua página oficial no Facebook, Alexia Deschamps tem recebido muitas críticas por parte dos internautas. “Preconceituosa, estudou pra ser burra, não merece um fã nordestino”, disse uma internauta.

Várias pessoas reproduziram o vídeo da discussão na própria página da atriz, com textos críticos acompanhando as imagens. “Respeite os nordestinos sua ridícula, preconceituosa, para você que não sabe também pagamos os nossos impostos iguais a todos, detalhe, somos honestos, trabalhadores, responsáveis e garantimos o nosso sustento”, asseverou outra internauta.

No site de vídeos You Tube, onde o vídeo foi postado no mesmo dia do episódio, várias pessoas também se posicionaram.

Debate

Alexua Deschamps junto com grupo de ativistas na Câmara Federal
Alexua Deschamps junto com grupo de ativistas na Câmara Federal

Os ministros do STF consideraram que a prática da vaquejada implica “crueldade intrínseca” no tratamento aos animais. Essa decisão da Corte acirrou os discursos de manifestantes contrários e a favor da atividade. Para as entidades em defesa dos direitos de animais, não é possível mudar a decisão do STF por meio de leis ou de proposta de emenda à Constituição (PEC). Já para os defensores da vaquejada, a mudança pode ser feita tanto por PEC quanto por um projeto de lei.

Os deputados Fábio Mitidieri (PSD-SE) e Zé Silva (SD-MG), que solicitaram a audiência, disseram que a atividade é legal, mas precisa ser regulamentada. “O Brasil tem um vácuo na legislação, a vaquejada está sendo o bode expiatório e não podemos fazer isso com uma atividade centenária”, disse Silva.

VEJA ABAIXO O VÍDEO COM A DISCUSSÃO

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.