Saúde

Mãe com filha no chão do Hospital da Criança mostra precariedade do local

Foto externa o problema, porém secretária de saúde afirma que a mãe optou por ficar no chão com a filha

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Mãe afirmou que optou por ficar com a filha no chão
Mãe afirmou que optou por ficar com a filha no chão (MÃE HOSPITAL DA CRIANÇA )

SÃO LUÍS – Como é comum em períodos eleitorais, o ambiente político trouxe à tona vários problemas na administração da saúde municipal de São Luís. Depois de o Conselho Regional de Medicina (CRM-MA) cobrar publicamente até materiais básicos de higiene nos Socorrões I e II, pacientes do Hospital da Criança bateram uma foto de uma cena deprimente: uma mãe dormindo no chão com a filha apenas com um lençol como proteção.

Segundo o emissário da foto, a mulher que está com a criança chama-se Marta e chegou com a filha no Hospital da Criança desde a noite desta segunda-feira (24). Ela é moradora do bairro da Ribeira, na zona rural da capital. Ela informou que o marido está com a perna amputada e não pôde acompanhá-la. No entanto, em um vídeo publicado na internet, a própria Marta afirma que ficou no chão por opção, já que a filha é muito apegada a ela e não tinha ficar com a criança na maca, que é muito pequena e não cabe o acompanhante. "Ela é muito apegada comigo, só dorme comigo. Fiquei com medo de ela cair, já que a maca é pequena. Então eu preferi forrar o chão", explicou.

Em entrevista a OEstadoMA.com, a Secretaria Municipal de Saúde, Helena Dualibe, reafirmou a história contatada pela mãe e ressaltou que a imagem está sendo usada de forma maldosa. “A gente fica muito triste quando pessoas ficam usando estas imagens de forma maldosa. Explorando estes pacientes. Esta mãe optou por ficar com a filha no chão, pois, segundo ela, a criança só dorme no seu peito. Elas estão em uma área isolada, já que a criança tem uma doença que não pode ter contato com outros pacientes. Mas o fato é que o leito está lá para acomodar a paciente".

Sobre as denúncias a respeito do Socorrões, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que vem realizando um amplo programa de reestruturação da rede pública municipal de saúde e fala dos investimentos feitos pela Prefeitura de São Luís no setor e cita benefícios feitos nas duas unidades citadas na reportagem.

A Prefeitura de São Luís está realizando uma obra de ampliação no Hospital da Criança. A capacidade da unidade de saúde deve dobrar após a conclusão das obras: serão construídas mais 25 enfermarias, que, juntas as oito já existentes. O projeto prevê ainda a construção de salas de espera com 91 lugares para maior conforto dos usuários da unidade hospitalar.

Nesta terça-feira (25), a Comissão de Direito à Saúde da Ordens dos Advogados do Maranhão (OAB-MA) fez uma visita no Hospital da Criança e na Santa Casa para checar as denúncias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.