Comércio

Ambulantes tentam, mas não conseguem faturar no feriado

Muitos montaram suas bancas na Rua Grande, ontem, mas movimento de clientes foi reduzido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Barracas montadas na Rua Grande; lojas não abriram com feriado
Barracas montadas na Rua Grande; lojas não abriram com feriado (Ambulantes)

O comércio formal de São Luís fechou as portas ontem, por causa da comemoração do Dia do Comerciário. Ambulantes, então, decidiram sair às ruas na esperança de aumentar o faturamento, no entanto, eles reclamaram das poucas vendas.

Ontem, na Rua Grande, principal polo comercial da Região Metropolitana de Luís, a cena que foi vista era totalmente diferente daquela que é registrada no dias normais. Todas as lojas estavam fechadas e somente alguns vendedores ambulantes estavam ocupando as calçadas oferecendo seus produtos.

Eles esperavam lucrar, uma vez que a concorrência diminuíra, contudo os camelôs também estavam reclamando das poucas vendas. “Cheguei aqui por volta de 7h e não estou vendendo nada. Está muito fraco”, disse o comerciante Fernando Vieira. A mesma opinião foi compartilhada por muitos outros vendedores ambulantes.

Na Avenida Magalhães de Almeida, que também dispõe de uma grande movimentação comercial, a maioria das lojas estavam fechadas, enquanto que havia poucos estabelecimentos que estavam com as portas abertas. A mesma situação também foi observada na região do Mercado Central. Já o Centro de Comércio Informal (CCI), popularmente conhecido como Camelódromo, estava em pleno funcionamento, mas com a movimentação abaixo da que é registrada normalmente.

Mais

O Dia do Comerciário é comemorado em 30 de outubro, mas por causa de uma convenção coletiva assinada entre patrões e empregados a data é lembrada na penúltima segunda-feira do mês de outubro. Esse dia passou a ser oficial após a promulgação da Lei federal nº 12.790 de 14 de março de 2013, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de comerciário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.