Estado Maior

Vai descer do muro?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Desde a semana passada a postura do governador Flávio Dino (PCdoB) em relação à disputa de segundo turno na capital tem provocado discussões no meio político e pressão sobre o comunista.

Na Assembleia Legislativa, por exemplo, o deputado estadual Edilázio Júnior (PV) subiu à tribuna para cobrar de Flávio um posicionamento em relação aos candidatos Edivaldo Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN).

Ele lembrou que o PCdoB, partido do governador, integra a chapa de Edivaldo e questionou o motivo do silêncio no segundo turno.

O líder do Governo na Casa, Rogério Cafeteira (PSB), chegou a admitir apoio de Dino ao pedetista, mas o fez de forma tímida, no titubeio.

Ontem, a informação de que Dino teria gravado vídeo para a propaganda eleitoral do pedetista movimentou os bastidores. A revelação foi do jornalista Jorge Aragão.

O comunista, que numa entrevista coletiva concedida no dia 3 de outubro – um dia após a disputa de primeiro turno -, havia prometido dar transparência ao seu posicionamento político, parece ter resolvido descer do muro.

E o jogo segue...

Propaganda

Os candidatos a prefeito Eduardo Braide e Edivaldo Júnior aproveitaram boa parte do domingo para gravar os seus últimos programas eleitorais.

A propaganda eleitoral no rádio e na TV vai terminar no sábado, um dia antes da disputa de segundo turno, por isso atenção maior, agora, na produção das peças.

O objetivo é impactar o eleitor e desconstruir a imagem do adversário.

Decisivo

Com a manutenção do cenário de empate rigoroso entre os candidatos a prefeito de São Luís, a expectativa é de que o debate da TV Mirante seja decisivo para o pleito.

Edivaldo Holanda e Eduardo Braide possuem 45% das intenções de votos, cada, segundo dados da mais recente pesquisa Escutec/O Estado.

Cabe a eles, agora, tentarem a conquista dos eleitores indecisos - que são pouquíssimos, mas que devem decidir a eleição.

Só conversas...

Terceiro colocado no primeiro turno com mais de 103 mil votos, o deputado estadual Wellington do Curso deve posicionar-se esta semana sobre a disputa na capital.

O parlamentar, ex-candidato a prefeito, ficou durante toda a campanha de segundo turno em silêncio e pode declarar-se neutro no cenário.

Nas duas últimas semanas, contudo, ele chegou a conversar com alas dos dois candidatos em disputa.

Na pauta

Estará na pauta da Assembleia Legislativa, novamente, o requerimento de urgência de Marco Aurélio para apreciação do projeto de lei nº 181/2016.

A peça trata da criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSUL) sem a necessidade de discussão nas comissões da Casa.

A pauta, contudo, tem sido rejeitado pelos deputados, uma vez que o projeto diminui a Uema a centro acadêmico, como denunciou o deputado César Pires.

Insegurança

Subiu para 58 o número de ocorrências contra bancos no Maranhão, após a explosão de sábado de uma agência do Banco do Brasil no município de Governador Eugênio Barros.

Já foram 40 casos de caixas eletrônicos arrombados - a maioria deles com explosões de instituições financeiras -, nove assaltos, três tentativas de arrombamento, quatro saidinhas bancárias e outras duas tentativas, além de 10 assaltos a Correios e outras quatro tentativas.

E o sistema de Segurança Pública segue sem conseguir evitar a ação dos bandidos.

Provocou

Edivaldo Júnior resolveu engrossar o discurso contra o adversário, Eduardo Braide.

Ele sugeriu que Braide tenta se fazer de vítima durante o processo eleitoral, e provocou: “Políticos não são vítimas”.

Na semana passada, ele convocou o candidato do PMN para o debate que será realizado pela TV Mirante.

Internado

O deputado federal João Castelo, ex-prefeito de São Luís, passou o fim de semana no hospital.

Ele sofreu uma queda brusca de pressão e foi encaminhado para a emergência cardiológica do Hospital UDI. Lá, foi transferido para a UTI.

A previsão, até o fechamento desta edição, era de que ele recebesse alta ontem mesmo.

E MAIS

A militância do PDT ocupou a frente do comitê central de campanha de Eduardo Braide na sexta-feira; a “ocupação” provocou revolta.

O Governo do Estado aumentou em 2016 gastos com aluguel de aeronaves em relação ao ano passado.

Seletivo do Estado da Saúde completará 10 meses nos próximos dias, mas nenhum dos candidatos foi contratado até o momento em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.