Saúde

Câncer que mais mata mulheres pode ser evitado com alimentação saudável

Câncer de mama é doença que atualmente mais mata mulheres no Maranhão, no Brasil e no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Mulheres devem ficar atentas
Mulheres devem ficar atentas (cancer de mama)

SÃO LUÍS - Nem só com exames e idas frequentes ao consultório médico se faz a prevenção do câncer de mama, doença que atualmente mais mata mulheres no Maranhão, no Brasil e no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse tipo de câncer, que atinge, principalmente, mulheres acima dos 40 anos, acomete a região mamária, em especial, os chamados ductos lactíferos e os lobos - pequenos lóbulos que formam uma rede de glândulas produtoras de leite. Os tumores que surgem são denominados “carcinoma ductal ou lobular”. O mais perigoso dessa doença é o fato de que ela pode se dar apenas no ponto de origem, mas também pode se espalhar para as demais partes do corpo e atacá-lo agressivamente, o que os médicos chamam de metástase.

O diagnóstico é feito, na maioria dos casos, por meio do exame de mamografia, que deve ser feito, pelo menos, uma vez ao ano por todas as mulheres acima dos 40 anos de idade, como explica Sabrina Alapenha, enfermeira do Hapvida Saúde: “É recomendável que mulheres com 40 anos em diante realizem a mamografia anualmente. O exame radiológico dos tecidos moles das mamas permite detectar o câncer precocemente, antes que ele seja palpável ou se manifeste através de outros sinais clínicos. A detecção precoce permite que o câncer de mama seja curável em cerca de 90% dos casos”.

A partir do momento em que o câncer de mama é diagnosticado, começa uma batalha para vencer a doença e, nessa guerra, as principais armas são à base de medicamentos nas sessões de quimioterapia ou sem sessões de radioterapia. Mas o que muitas pessoas não lembram é que dá para prevenir a doença com atitudes que passam, necessariamente, pela mudança de hábitos de vida, o que inclui, principalmente, uma alimentação equilibrada e o mais natural possível.

A nutricionista Maria Cristina Câmara, do Hapvida Saúde, lembra que essa boa prática alimentar garante a prevenção de outros de tipos de câncer e de várias doenças. “Estudos apontam que mulheres que possuem ganho de peso durante a vida adulta e excesso de adiposidade visceral, criam um ambiente mais favorável para o desenvolvimento do tumor. Então, manter a gordura corporal em níveis adequados com uma alimentação equilibrada e anti-inflamatória, pode auxiliar na prevenção”, alerta a especialista.

Para ajudar na escolha do cardápio mais saudável, a nutricionista indica os alimentos mais interessantes nessa caminhada:

1- Peixes frescos (atum e sardinha), sementes como a linhaça e azeite de oliva extra-virgem: fontes de ômega 3, importante protetor e anti-oxidante, o que retarda o envelhecimento;

2- Vegetais como o brócolis e a couve-flor, farelo de aveia, semente de chia e pães integrais são ricos em fibras, o que melhora o funcionamento do trato intestinal;

3- Ovos, frutas cítricas, legumes alaranjados (mamão, laranja, cenoura), castanhas de caju, castanha-do-pará, folhosos (fontes de vit. A, C e E) são grandes aliados por conterem nutrientes indispensáveis ao metabolismo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.