Semana decisiva

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

A semana que se inicia e que antecede o segundo turno da eleição municipal de São Luís é decisiva para os candidatos a prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN).
Na segunda e terça-feira, os candidatos concederão entrevista exclusiva, por 8 minutos, cada, ao JMTV 2ª edição.
Já na próxima sexta-feira, eles participarão do debate promovido pela TV Mirante, ao vivo, e terão a oportunidade de convencer o eleitor indeciso sobre o voto que será dado no dia 30 deste mês.
Antes do debate, ao longo da semana, serão produzidos e veiculados os últimos programas eleitorais de ambos e haverá uma intensificação da campanha de rua, com caminhadas, carreatas e participação mais efetiva da classe política.
Braide tentará repetir o feito do primeiro turno, quando surpreendeu com o seu desempenho nas urnas, ultrapassou Wellington do Curso (PP) e se credenciou à disputa do segundo turno.
Já Edivaldo tentará manter-se no Executivo para dar continuidade à gestão iniciada em 2013.
Os movimentos de Edivaldo e de Braide ao longo da semana decisiva poderão influenciar com maior impacto e abrangência o eleitor ludovicense. Qualquer erro, do mesmo modo, poderá ser destruidor para ambas as candidaturas.
O momento é de decisão.

Na campanha
O deputado estadual Edivaldo Holanda Braga (PTC), pai do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), ingressou na campanha eleitoral do filho.
Afastado das atividades durante o primeiro turno, o petecista decidiu participar efetivamente de caminhadas realizadas na periferia da cidade.
Ele também é o responsável por articular apoio de deputados estaduais e ampliar a base de Edivaldo Júnior na reta final da campanha.

Ibope
O instituto Ibope registrou na última sexta-feira nova pesquisa de intenções de votos de São Luís.
O levantamento, contratado pela TV Mirante, ouvirá 850 eleitores até a próxima quinta-feira (27) e divulgará o resultado no mesmo dia, data que antecede o debate na emissora entre Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN).
A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Virou entrevista
O candidato Edivaldo Holanda Júnior (PDT) não compareceu a um debate realizado na última quinta-feira por uma emissora de TV local.
O pedetista ingressou com uma ação contra a emissora para inviabilizar o programa, mas o pedido acabou indeferido pela Justiça Eleitoral.
Resultado: Eduardo Braide (PMN), que compareceu ao debate, acabou por conceder entrevista a uma bancada de jornalistas. Ele lamentou a ausência do adversário.

Convocou
O prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, convocou na sexta-feira todos os aprovados no concurso público realizado pelo município este ano.
O concurso abriu mais de 390 vagas para todos os setores da administração pública. O decreto com a convocação e lista dos aprovados foi afixado na sede da Prefeitura e vai a publicação no Diário Oficial dos próximos dias.
Léo Costa foi impedido pelo PDT, numa articulação direta do governador Flávio Dino, segundo o prefeito, de concorrer à reeleição. Ele apoiou Albérico Filho, eleito no município.

Negou
O ministro Dias Toffoli, do STF, negou seguimento ao Mandado de Segurança (MS) 27019, impetrado por quatro magistrados do Maranhão, contra ato do CNJ.
O CNJ havia determinado corte imediato dos valores recebidos acima do teto constitucional pelos desembargadores Antonio Bayma, Milson Coutinho, Etelvina Gonçalves e Raimundo Cutrim (os três últimos já aposentados).
O ministro observou que a deliberação de corte dos vencimentos pelo teto, contra a qual se insurgiram os magistrados, está de acordo com jurisprudência do STF.

Crise
O deputado federal Weverton Rocha (PDT) atribuiu ao vereador Francisco Chaguinhas (PP) denúncia de suposta compra de votos na capital.
Ao longo da semana, um áudio de uma mulher, não identificada, circulou em grupos de WhatsApp com a informação de que secretários de Edivaldo Júnior (PDT) teriam praticado a compra de votos na periferia.
Weverton rechaçou: “É tudo uma questão de guerra política. Chaguinhas, que é meu adversário, incomodado porque a Bárbara (Soeiro) está levando obras para o bairro”, acusou.

Difícil
O governador Flávio Dino (PCdoB) segue com dificuldade em aprovar projetos de interesse do Executivo na Assembleia Legislativa.
Na última semana, por exemplo, ele não conseguiu que sequer fosse à votação o projeto de lei que cria a UemaSul.
Com a base dividida, e sem conseguir cumprir acordos com os deputados aliados, Dino vai perdendo fôlego.

E MAIS

• O Governo do Estado ainda não conseguiu explicar o aumento de R$ 15 milhões no orçamento 2017 para a Comunicação.

• Seletivo do Estado para a Saúde completará em novembro 10 meses sem nenhuma contratação em São Luís.

• Deputado Alexandre Almeida retomará mandato na Assembleia Legislativa; Marcos Caldas volta para a suplência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.