Fonte das Pedras

Fonte das Pedras não foi recuperada e está abandonada

Local, que sediou acampamento das tropas de Jerônimo de Albuquerque no ano de 1615, portanto um dos principais pontos turísticos de São Luís, está suja e sem quaisquer condições de receber visitantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

A Fonte da Pedras – situada na Rua Antônio Rayol, Centro, – ainda não foi recuperada pela Prefeitura de São Luís. O Município, que prometeu executar as obras de recuperação do local até junho do ano passado, ainda não cumpriu com o projeto. Enquanto isso, o espaço está sujo, ocupado por moradores de rua e sem quaisquer condições para receber visitantes. Além disso, está sendo esquecido o passado histórico de formação da sociedade ludovicense.

As fontes contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Elas foram uma das primeiras preocupações com problemas básicos de abastecimento e saneamento urbano. As fontes foram de grande importância econômico-social, arquitetônica, histórica e cultural.

O Estado visitou a Fonte das Pedras e constatou que as carrancas (símbolos do local) estão submersas, já que a rede de canalização está entupida. Com isso, a água fica concentrada no local, propiciando o aparecimento de sujeira.

Já os moradores de rua, além de usarem os bancos para dormir, fazem suas necessidades fisiológicas nos arredores da fonte, causando mau cheiro e contribuindo para o aparecimento de animais, como cachorros.

Nenhum morador de rua quis falar com O Estado sobre o porquê de estarem no espaço. De acordo com comerciantes, que possuem estabelecimentos próximos ao local e que não quiseram ser identificados, a Fonte das Pedras – especialmente durante a noite – é usado para consumo de drogas.

Segundo a Prefeitura de São Luís, a Fonte das Pedras seria um dos espaços da cidade beneficiados com o projeto PAC Cidades Históricas, que revitaliza áreas públicos de várias capitais brasileiras. No entanto, questionado por O Estado, o Município não informou quando serão executadas as obras.

Limpeza

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que realiza regularmente serviços de varrição, roçagem, coleta de resíduos e lavagem completa na Fonte das Pedras.

Já a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Guarda Municipal, informa que constantemente são promovidas, na região, rondas ostensivas, além de abordagem social em pessoas em situação de risco, como usuários de drogas e moradores de rua.

A Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) informa que já realizou um cadastro com os moradores de rua da localidade e que tomará as medidas de assistência necessárias.

História

As fontes eram importantes no processo de abastecimento de água em São Luís. Pelo menos 10 fontes públicas foram construídas na cidade colonial, mas destas apenas três resistiram ao tempo e guardam hoje um passado de história.

A Fonte das Pedras, por exemplo, considerada por alguns historiadores, porta de entrada da cidade, foi construída pelos holandeses que aqui estiveram (1641/1644). Ela serviu de base para as tropas de Jerônimo de Albuquerque quando da expulsão dos franceses da Ilha (1615).

Local de grande beleza, fartamente arborizado, em 1825, o governador Manuel Teles da Silva Lobo ordenou uma reforma na fonte a fim de oferecer maior comodidade e fácil transporte à vizinhança.

Situada à frente da Rua de São João, ladeada pelas Ruas do Mocambo e da Inveja e com fundos que se confrontam com os da antiga Fábrica Santa Amélia, a Fonte das Pedras foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1963.

Mais

Fonte das Pedras inspirava

A fonte era área de inspiração de poetas e namorados, com suas árvores frondosas e beleza indiscutível. Atualmente, não oferece qualquer condição de segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.