Empatados

Escutec: Eduardo Braide e Edivaldo Holanda Jr. empatados no 2º turno

Eduardo Braide e Edivaldo Holanda Júnior possuem 45% das intenções de votos, cada, num cenário inédito na disputa eleitoral de São Luís; eleição é no domingo

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Números da pesquisa Escutec
Números da pesquisa Escutec

A segunda pesquisa de intenções de votos do instituto Escutec referente ao segundo turno de São Luís, apresentou empate rigoroso entre os candidatos Edivaldo Holanda Júnior (PDT), da coligação “Pra Seguir em Frente” e Eduardo Braide, do PMN.

Edivaldo e Braide aparecem com 45% da preferência do eleitorado, cada, num cenário até então inédito na disputa eleitoral da capital.

Neste mesmo quadro, apresentado pelo instituto como estimulado – quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor -, 4% dos entrevistados afirmaram “Nenhum deles” e outros 6% não souberam ou não responderam ao item.

VÍDEO: O Estado analisa os números da 2ª pesquisa Escutec, em São Luís

Se considerados os votos válidos – excluídos os eleitores que dizem não saber, não responderam ou não votam em nenhum dos postulantes ao cargo de prefeito -, segundo o instituto Escutec, os candidatos também aparecem em empate, com 50% das intenções de votos, cada.

Rejeição – Na pergunta, “Se as eleições fossem hoje, e sendo estes os candidatos, em quem o(a) senhor(a) não votaria para prefeito?”, 40% dos entrevistados apontaram o nome de Edivaldo Holanda Júnior e 38% assinalaram o nome de Eduardo Braide.

Outros 5% apontaram “Nenhum deles” e 17% não souberam ou não responderam ao questionamento.

A pesquisa Escutec de intenções de votos, contratada pelo jornal O Estado do Maranhão, ouviu 1.110 eleitores com idade acima dos 16 anos, entre os dias 19 e 21 deste mês.

O levantamento, registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-01476/2016, possui intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A disputa de segundo turno da eleição municipal entre Eduardo Braide e Edivaldo Holanda Júnior ocorrerá no próximo domingo. Edivaldo busca a reeleição de seu mandato, já Braide busca a primeira experiência no comando do Executivo.

84% do eleitorado já decidiu voto em SL

A pesquisa de intenções de votos do instituto Escutec, também avaliou a definição de voto do eleitorado da capital em relação à disputa de segundo turno.

Na pergunta, “O seu voto já está decidido”, 84% dos entrevistados afirmaram que sim, e outros 10% afirmaram que não, com a ressalva de que ainda podem mudar.

Outros 6% os entrevistados não souberam ou não responderam ao levantamento.

A pesquisa Escutec divulgada na edição especial de O Estado deste fim de semana reafirma a tendência apresentada no último levantamento.

Na pesquisa anterior, registrada sob o protocolo MA-03647/2016, havia o quadro de empate técnico com diferença de apenas 4 pontos entre os candidatos.

Eleitor avaliou administração de Edivaldo Júnior na pesquisa Escutec

A pesquisa de intenções de votos do instituto Escutec também avaliou a administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), candidato à reeleição pela coligação “Pra Seguir em Frente”.

Na pergunta: “Como o senhor(a) avalia a administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior?”, 9% afirmou que considera Ótima; 25% assinalaram Boa; 33% disseram Regular; 11% consideram Ruim; 20% apontaram Péssima e outros 2% não souberam ou não responderam.

No quesito aprovação ou não da gestão pedetista, 50% dos eleitores assinalaram que aprovam o governo de Edivaldo e outros 48% desaprovam. Apenas 2% não souberam ou não responderam ao levantamento.

A mesma avaliação foi feita em relação ao governo Flávio Dino. Na pergunta: “como o senhor(a) avalia o Governo Flávio Dino”, 5% consideraram Ótima; 25% como Boa; 41% consideraram Regular e 9% a classificaram como Ruim. Outros 18% disseram que a administração estadual é péssima e 2% não souberam ou não responderam.

Ao todo, segundo o instituto Escutec, 54% afirmaram que aprovam a administração Flávio Dino e outros 44% desaprovam. Neste mesmo aspecto, 2% não souberam ou não responderam.

A pesquisa Escutec de opinião é do tipo quantitativa. O conjunto do eleitorado do município de São Luís, a partir de 16 anos de idade, é a unidade de referência para o universo da pesquisa.

Ao too, 45,2% dos entrevistados foram do sexo masculino e outros 54,8%, do sexo feminino. Os eleitores entrevistados com idade de 16 a 24 anos correspondem a um universo de 17,4% do total. Com idade de 25 a 34 anos, correspondem a 44,9% do total e com 60 anos ou mais são 12,0%.

A pesquisa Escutec foi realizada em 35 pontos específicos, de todas as regiões da capital. Isso quer dizer que tanto a população da área urbana quanto o eleitor da zona rural de São Luís, foi entrevistado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.