Artigo

A terra e a sua evolução

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

A cada dia que passa a Terra apresenta a sua movimentação, pois assim demonstra que não está submetida às regras do homem. Tem a sua própria força e os seus próprios limites que lhe garantem plena eficácia nos seus movimentos.

Os seres humanos devem estar atentos permanentemente na Terra e sabendo sempre como proceder diante do que ela poderá apresentar-lhes como novidades. Agindo assim, estarão aplicando medidas preventivas e evitando surpresas danosas.

A Terra é abrigo de todos que estão nela. Não é somente dos seres humanos. Por isso, ela é fonte natural de todos.

Ela está entre os planetas Vênus e Marte. Está aí cercada pelo poder natural e assim age diante de tudo e de todos. Não está submetida a nenhum dos animais.

A natureza muda e, quando muda, a Terra sofre as suas conseqüências. Por isso os seres humanos nela devem saber comportar-se diante dessa realidade universal.

O tempo passa e assim modifica em muito o que está sob o seu comando.

É preciso que a humanidade saiba comportar-se sem desrespeitar o que o tempo lhe indica para obedecer urgentemente.

À noite, temos a luz da Lua e a das Estrelas. Ao dia temos o brilho do Sol, que, por sinal, é forte e por isso mesmo exige muita atenção de todos diante do seu movimento.

No mundo há os que sabem pensar e agir adequadamente diante de tudo e de todos. Há, porém, por outro lado, os que não sabem nada nem querem saber sobre si próprios e sobre alguma coisa. Preferem viver à vontade e assim danificando a natureza.

O brilho na vida tem os seus limites e por isso mesmo merece ser respeitado e bem conservado a fim de não perder a sua harmonia.

Vamos todos agir com muita cautela diante das movimentações da Terra, que tem, sem dúvida, as suas próprias regras e que ela assim segue sem obedecer o que as pessoas lhe ditam. Tem tudo próprio e desse modo nunca esteve, não está e nunca estará sob o comando das pessoas em geral.

É importante ser humilde e buscando sempre na inteligência e na sabedoria o reconhecimento de que cada um de nós precisa saber mais e mais sobre a Terra a fim de que a vida seja agradável e assim capaz de nos garantir melhores oportunidades no tempo e no espaço.

Não basta ser chamado de gente, é preciso ser também urgente na educação diante do que sente e vê na Terra.

A Terra está sozinha? Não. Ela é forte e acolhedora. Mesmo assim, muitos ao seu lado e sobre ela fazem força contra ela.

Os seres humanos têm os seus limites. Cada um precisa do outro para viver. Aí está a necessidade de ser solidário, fraterno, sempre agindo com muito respeito à vida do próximo.

A Terra existe para ser também acolhida pelos seres humanos de forma que ela lhes possa ser útil a todo instante. Não basta utilizá-la para muitos fins na produção industrial e comercial. Ela precisa ser bem tratada.

Ela necessita de nossa especial atenção e amor à sua existência na construção do nosso dia-a-dia pelo melhor na vida.

A natureza é muita bela e forte. Devemos reconhecer as suas reais qualidades.

Não basta pisar na Terra e contemplar o seu espaço. É preciso saber como ela está a fim de evitar pesadas conseqüências.


José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor da UFMA e Universidade Ceuma, mestre em Direito pela UnB, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.