Conflito entre facções

Morte de pai de integrante do PCC no Maranhão motivou guerra entre facções no país, mostra "salve"

<i>Época</i> publicou, na íntegra, um comunicado da facção paulista que explica os conflitos com o Comando Vermelho, do Rio de Janeiro

OESTADOMA.COM, COM INFORMAÇÕES DA ÉPOCA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Facções também dominam o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís
Facções também dominam o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (41 apenados não retornaram a Pedrinhas após o Dia dos Pais )

SÃO LUÍS - A Época publicou a íntegra de um comunicado da cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, que mostra que a morte do pai de um dos integrantes da facção motivou a guerra que ocorre nos presídios em vários estados brasileiros. Na carta, os criminosos declararam guerra à organização Comando Vermelho, do Rio de Janeiro, antes aliada.

De acordo com a reportagem, o "salve" foi escrito à mão e provavelmente foi transportada por algum advogado ou visitante e foi transmitido por telefone às unidades prisionais que não possuem bloqueador de celular. Nos últimos dias, o resultado pode ser visto em Roraima, Rondônia e Ceará, com 19 pessoas assassinadas por integrantes da facção paulista.

Segundo o Ministério Público de São Paulo considerou o o conflito à associação do Comando Vermelho a pequenas facções criminosas inimigas rivais do PCC, surgidas no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. A intenção seria evitar a hegemonia da facção paulista no tráfico de drogas.

Leia, na íntegra, um "salve" enviado pelo PCC nos últimos dias que mostra os motivos da guerra entre as facções.

"Comunicado Geral[*]


A sintonia do Primeiro Comando da Capital vem por meio deste passar com total transparência a toda massa carcerária e todas facções amigas o motivo que levol o tal ocorrido no Estado de Roraima.

A cerca de três (3) anos buscamos um dialogo com a liderança do c.v nos estados, sempre visando a Paz e a União do Crime no Brasil e o que recebemos em troca, foi irmão nosso esfaqueado e Rondonia e nada ocorreu, ato de talaricagem por parte de um integrante do cvrr e nenhum retorno, pai de um irmão nosso morto no Maranhão e nem uma manifestação da liderança do cv em prol a resolver tais fatos.

Como se não bastasse, se aliaram a inimigos nossos que agiram de tal covardia como o PGC que matou uma cunhada e sua prima por ser parentes de PCC, matarão 1 menina de 14 anos só por que fecahava com nós.

A mesma aliança se estendeu pra facção Sindicato RN que num gesto de querer mostrar força matarão uma senhora evangélica e tetraplégica uma criança sobrinho de um irmão nosso e seu irmão de sangue numa chacina covarde no Rio Grande do Norte pra afetar o integrante do PCC,
Agora chegaram ao extremo de Andarem armados de facas em pátios de visita no Acre e no estado de Roraima. Acreditamos que o crime do paiz não é cego e consegue enxergar com clareza o que realmente é desrespeito com familiares e quem deu ponta pé inicial pra essa guerra sangrenta que se iniciou. Pra nos do PCC sempre foi mais viável a Paz, mais como nunca tivemos esse retorno por parte dos integrantes do c.v que sempre agiram de ousadia nos desrespeitando e desafiando, acabamos chegando a esse embate, que gerou esse monte de morte, acarretando vários problemas num gesto covarde vem se apossando das lojinhas dos traficantes menos estruturados, tirando seus corres. No Para um irmão nosso foi morto num pavilhão do cv e nada aconteceu, tentaram contra a vida do nosso irmão Tonho que só não morreu por que o companheiro não deixou.

Tivemos a ciência que o CV soltou salves falando que desrespeitam os visitas que fizemos familiares reféns, pura mentira, os familiares que retornaram pra unidade apos o inicio do confronto não saíram por que não quiz, teve familiares nosso também, ninguém sofreu nenhuma agressão. Quem fez familiares reféns em Rondonia foi o cv.

Estão agindo com tanto ódio e cegueira que tiraram a vida de 8 irmãos deles, por ai já da pro crime do Paiz. Ver a falta de preparo com a própria facção, agora imagina o crime do paiz sobre esse comando?

Fica aqui o nosso esclarecimento pra todo Crime do Brasil a realidade dos fatos e pra aqueles que conhecem nossa luta e nosso trabalho e a sinceridade do Primeiro Comando da Capital o nosso forte e Leal abraço.

Estamos a disposição pra esclarecimentos.

Resumo Disciplinar Estado e Paiz."

[* O texto está mantido no original]

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.