Exploração

Europeus e russos chegam com sucesso a Marte

Sonda científica TGO está na órbita marciana; agência perdeu o sinal do módulo de pouso, no entanto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Moscou - Europeus e russos conseguiram, no início da tarde de ontem entrar na atmosfera de Marte, em uma operação para testar a capacidade do continente de aterrissar um módulo de maneira segura no planeta vermelho, 13 anos depois das desventuras do pequeno robô Beagle 2.

Os cientistas ainda estão monitorando o progresso do módulo Schiaparelli e aguardando a confirmação de que o pouso ocorreu como previsto. De qualquer forma, a sonda TGO, que foi inserida simultaneamente na atmosfera do planeta, já orbita com sucesso.

Por volta das 16h30 de ontem, a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que os especialistas iriam trabalhar durante toda a madrugada desta quinta-feira para entender como foi a chegada do módulo. Novas informações serão dadas durante a manhã de hoje. Até hoje, apenas os americanos conseguiram pousar em Marte equipamentos que funcionaram em seguida.

Sobre a missão
A sonda e o módulo de pouso Schiaparelli constituem o primeiro episódio da ExoMars, uma ambiciosa missão científica entre Rússia e Europa, dividida em duas etapas (2016 e 2020) e que pretende buscar indícios de vida atual e passada em Marte.

O TGO (Trace Gas Orbiter) orbita na atmosfera de Marte para detectar rastros de gases como o metano, que poderia indicar a presença de uma forma de vida atual no planeta.

"No momento tudo está bem para a sonda e para Schiaparelli, que atualmente hiberna para economizar energia", afirmou na terça-feira à noite à AFP o diretor do módulo de pouso, Thierry Blancquaert, que estava no Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC), em Darmstadt (Alemanha).

[Até hoje, só os Estados Unidos conseguiram pousar com sucesso equipamentos em Marte (Foto: Nasa via AP)] Até hoje, só os Estados Unidos conseguiram pousar com sucesso equipamentos em Marte (Foto: Nasa via AP)

O clima no planeta vermelho não é excelente. "Há tempestades de poeira. Mas nada dramático. Não atrapalha. Não é inquietante", disse.

Segunda tentativa
Esta é a segunda vez que a Europa tenta conquistar Marte. Em 2003, a sonda Mars Express lançou o pequeno módulo Beagle 2, de concepção britânica, mas o robô nunca deu sinais de vida. Os cientistas sabem desde que 2015 que ele pousou, mas estava danificado.

Depois de uma viagem de sete meses, TGO e Schiaparelli se separaram no domingo. O módulo, com massa de 577 kg ao partir, segue agora para Marte.

O módulo de pouso é uma cápsula de 2,40 metros de diâmetro que se parece um pouco a uma piscina inflável para bebês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.