Eleições 2016

Candidatos concentram-se para debates na reta final do 2º turno em São Luís

Candidato pelo PMN, Eduardo Braide convida para todos os debates; buscando a reeleição, Edivaldo Júnior (PDT) deve confirmar presença apenas na TV Mirante

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Eduardo Braide em caminhada na rua Grande
Eduardo Braide em caminhada na rua Grande

Faltando dez dias para o 2º turno da eleição em São Luís, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), candidato à reeleição pela coligação “Pra seguir em frente”, e o deputado estadual Eduardo Braide, candidato pelo PMN, começam a se preparar para a participação em debates. E ambos convidam eleitores a acompanhar o embate de propostas.

Nesta quinta-feira, às 22h, está marcado o primeiro deles: na TV Guará. O candidato Eduardo Braide já confirmou presença, de acordo com sua agenda oficial, encaminhada na tarde de ontem à imprensa.

Além disso, o parlamentar tem usado o tema como mote de campanha, anunciado sua participação e convidando simpatizantes da sua candidatura a assistir ao programa.

O prefeito Edivaldo Júnior, por outro lado, não deve comparecer à emissora. Em seu material de campanha ele tem confirmado presença apenas no debate da TV Mirante, marcado para a semana que vem, e chegou a dirigir-se diretamente a Eduardo Braide em seu programa eleitoral, fazendo referência a esse programa especificamente.

Edivaldo faz caminhada no Monte Castelo
Edivaldo faz caminhada no Monte Castelo

Além disso, a agenda do pedetista para hoje registra compromissos apenas até as 17h, quando haverá uma caminhada na Vila Esperança. Não há qualquer menção ao debate da TV Guará.

Sem decisão – A TV Difusora - que se envolveu em uma polêmica no 1º turno ao marcar e, depois, desmarcar um debate – ainda não decidiu se realizará outro no 2º turno.

De acordo com o diretor de jornalismo da emissora, Thiago Soares, a decisão final deve ser tomada apenas hoje.

“Amanhã [hoje] decidiremos”, informou o jornalista a O Estado, apontando, no entanto, que a definição deve ser pela não realização.

No 1º turno a direção da empresa alegou haver cancelado o debate após decisão favorecendo a participação justamente do candidato Eduardo Braide. Segundo a emissora, a partiro do despacho da Justiça Eleitoral, haviam-se aberto brechas para a inclusão de outros nomes, o que deixaria inviável tecnicamente a realização do programa.

MAIS

Incluindo os debates da TV, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), candidato à reeleição pela coligação “Pra seguir em frente”, já deixou de participar de exatos 12 debates desde o 1º turno da sucessão na capital.

Braide cresceu após debates do 1º turno

Considerado como surpresa no 1º turno, o candidato do PMN a prefeito de São Luís, deputado estadual Eduardo Braide, partiu para a arrancada que o levou ao 2º turno justamente após a participação em debates televisivos.

Quando participou do primeiro deles, na TV Guará – dez dias antes da votação de 2 de outubro -, o parlamentar oscilava entre 3% e 6% das intenções de votos, de acordo com o instituto responsável pelos levantamentos.

O seu desempenho foi elogiado, e começou-se a perceber o aumento das citações ao candidato.

Depois disso, ele chegou a 5% em pesquisa Ibope, um dia antes do debate da TV Mirante. O percentual era justamente o mínimo exigido pela emissora – de acordo com o que ficou acertado entre os representantes de todos os partidos e coligações – para garantir participação no programa.

Braide mais uma vez foi o destaque e acabou virando para cima do então segundo colocado, deputado estadual Wellington do Curso (PP), da coligação “Por amor a São Luís”, chegando ao fim do 1º turno com 21,34%, apenas 1,5 ponto percentual a mais que o pepista – este terminou com 19,8%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.